Página inicial > Brasília > Eleição para Representante Discente dos Colegiados de Curso: lançado Edital

Eleição para Representante Discente dos Colegiados de Curso: lançado Edital

Criado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 16h58 | Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 16h58 | Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 10h08 | Acessos: 895

O IFB Campus Brasília, por meio da Coordenação-Geral de Ensino, lança o Edital 11/2022 – CGEN/DREN/DGBR/RIFB/IFBRASÍLIA, que trata da seleção de representantes discentes para atuarem nos colegiados dos cursos do campus.

Para se inscrever no processo seletivo, o estudante deve preencher o formulário de inscrição (clique aqui) entre os dias 21 e 28 de setembro de 2022.

A representação discente terá um mandato de 02 (dois) anos, permitida a recondução por uma única vez.

Atribuições do Representante Discente

• Administrar, coordenar e recomendar sobre atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito do curso.
  • Seguir as atualizações do currículo, realizadas pelo NDE (Núcleo Docente Estruturante) no caso de cursos superiores.
  • Colaborar com o processo ensino-aprendizagem promovendo a integração docente/discente, com vistas à formação profissional adequada.
  • Promover a integração dos Componentes Curriculares do curso.
  • Propor modificações no Projeto Pedagógico e no Plano de Curso, observando-se que para modificações no Projeto Pedagógico dos Cursos Superiores é necessária a análise do NDE.
  • Apreciar os pedidos de transferências, analisar equivalência entre matrizes curriculares e emitir parecer no prazo estabelecido para julgamento visando à possibilidade e à forma de adaptação do aluno transferido, matrículas em novo curso, complementação de estudos, dependências nos componentes ou módulos e autorização para matrícula em componentes extracurriculares, atendidas as normas em vigor, observando-se que, caso seja necessária a aplicação de exames ou certificação de competências para dispensa de componente curricular ou módulo, o Colegiado indicará a comissão responsável.
  • Promover e acompanhar o processo de adaptação curricular de alunos com necessidades específicas, conduzido pelos professores.
  • Apreciar e aprovar o relatório semestral do Coordenador do Curso sobre as atividades desenvolvidas.

Acesse os documentos e confira todas as orientações.