Página inicial > Brasília > Seminário Nacional de Arte Coreográfica é aberto com lançamento de livro

Seminário Nacional de Arte Coreográfica é aberto com lançamento de livro

Criado: Terça, 24 de Abril de 2012, 10h21 | Publicado: Terça, 24 de Abril de 2012, 10h21 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3263

Uma semana para gerar reflexão – material  videográfico e bibliográfico sobre a Arte Coreográfica. Essa é a expectativa do 1º Seminário Nacional de Arte Coreográfica, que teve a abertura nessa segunda-feira, 23 de abril, no Teatro da Universa, e está sendo realizado pelo Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Abertura do 1.ª Seminário Nacional de Arte Coreográfica do IFB.O evento contou com a participação da pró-reitora de extensão do IFB, Salete Moreira, do diretor-geral do Campus Brasília, Gustavo Filice, da coordenadora da área de Dança, Susi Martinelli, e da coordenadora-geral de pesquisa e extensão, Márcia Almeida.

As atividades tiveram início às 14h30, com a apresentação de um ensaio pelas estudantes de Licenciatura em Dança, Isadora Prado e Samantha Spina.

A atividade é fruto do que é pesquisado pelo grupo de pesquisa em arte coreográfica – dança contemporânea do IFB/CNPQ. Também foi apresentado, na tarde dessa segunda-feira, o vídeo didático sobre o Teatro do Movimento, método pesquisado pela bailarina, coreógrafa, professora de dança, diretora cênica e escritora, Leonora Lobo.

Caderno de notações

Outra atividade que marcou a abertura do seminário foi o lançamento do livro “Caderno de Notações – a poética do movimento no espaço de Fora”, da artista Dudude, mineira de Muriaé, celebrando seus 40 anos de carreira na dança contemporânea. A obra é resultado da pesquisa “Poética de um Andarilho – a escrita do movimento no espaço de fora”, que a artista passou um bom tempo estudando e experimentando este olhar de “andarilho” nas praças de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

“Queria entender e escrever partindo de minha habilidade primeira, o movimento. Todos os dias em que saía pelas ruas me fazia a seguinte proposição: tudo que visse seria dança, movimento. Assim, assistia a variados espetáculos, às vezes interferia, dançando de uma maneira pertencente ao espaço habitado. Era um andarilho em constante metáfora. Quase invisível, fui ganhando entendimento e assim escrevendo e gostando desse exercício”, conta Dudude.

O Seminário

Apresentação de um ensaio pelas estudantes de Licenciatura em Dança, Isadora Prado e Samantha Spina.O Seminário Nacional de Arte Coreográfica acontece durante toda a semana, com atividades pela manhã, tarde e noite (clique aqui e acesse a programação completa). Márcia Almeida conta que a proposta é que o evento ocorra anualmente. “Esperamos que esse seminário seja o primeiro e que, daqui para frente, aconteça todos os anos”.

Márcia espera que todos os participantes aproveitem ao máximo as atividades do Seminário. “Espero que a comunidade e os alunos do IFB que estão participando do evento possam aproveitar bastante as oficinas, seminários e atividades artísticas, assim também como o material que ficará registrado para a pesquisa”, finaliza.

Clique aqui e acesse a programação completa.

Para ver essas e outras fotos da abertura do evento, clique aqui e acesse a página do IFB no facebook.

Leia mais: Campus Brasília realiza I Seminário Nacional de Arte Coreográfica.