O Campus Brasília e a Agenda Ambiental
O Campus Brasília iniciou os trabalhos de implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, nesta quinta feira, dia 03.05. A mobilização foi presidida pelo diretor geral Gustavo Filice, e esteve focada numa das missões do IFB: o desenvolvimento sustentável.
A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente, e é um programa de responsabilidade socioambiental. Por enquanto, as instituições públicas federais podem escolher se querem ou não aderir à A3P. Mas a partir do próximo dia 5 de junho, quando a presidência da República lançar o Projeto “Esplanada Sustentável”, a adesão à A3P será compulsória.
“A A3P tem como principais objetivos promover a reflexão e a mudança de atitude dos trabalhadores do setor público, incorporando práticas sustentáveis às suas rotinas”, explica Paula Petracco, professora do Campus Brasília e uma das responsáveis pela organização da mobilização ambiental. No evento, ela apresentou slides mostrando os cinco eixos temáticos da A3P: reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos.
O evento foi realizado no Sítio Pinheiros, próximo a Brazlândia, onde a educadora ambiental Silvia Pinheiro guiou os participantes em visita pelos pontos demonstrativos de sustentabilidade do sítio. Ela mostrou a infraestrutura do local, planejada por uma bioarquiteta. Entre outras demonstrações de respeito à natureza, ela destacou uma parede construída a partir do empilhamento de garrafas pet, o aproveitamento de águas pluviais, a produção de adubos orgânicos e o minhocário.
Redes Sociais