Nota oficial da Direção do Campus Brasília
Prezada Comunidade do Campus Brasília,
Estamos, desde o dia 09/11/22, encaminhando ações institucionais para tratar do caso referente à denúncia de assédio realizada por uma de nossas estudantes. Cabe informar que, pautadas pelo cuidado e respeito a todos os envolvidos, seguimos com os procedimentos administrativos que permitam o contraditório e a ampla defesa, para que seja garantida a justiça que o caso exige. Em complemento, estamos à disposição para atendermos às solicitações dos órgãos competentes, respondendo todas as demandas, conforme já o fizemos.
Importante reforçar que nunca nos furtamos de encaminhar as situações que chegam para nós. Condutas como as de assédio e importunação sexual precisam e devem ser banidas, não só de nossa instituição, mas da sociedade.
Processos como esse e outros de diferentes ordens já foram abertos, investigados e julgados pelas instâncias competentes durante todo o tempo que estivemos à frente da gestão. Quando encontrada a materialidade dos fatos, agiu-se no sentido de aplicar as sanções cabíveis. Contudo, como falado anteriormente, o contraditório e a ampla defesa são direitos assegurados aos cidadãos. Assim, as investigações garantirão a realidade dos fatos. Portanto, não existe prévia condenação. O afastamento do servidor do cargo ocupado busca preservar a integridade dos envolvidos e garantir lisura no processo.
Reforçamos que o respeito ao outro deve ser a conduta principal de toda a sociedade. Respeito à diversidade de gênero, raça, crença, dentre outras inúmeras representações sociais. Respeito à pessoa humana e às relações sociais. Respeito aos direitos e, também, aos deveres. Mantemos nosso empenho em contribuir, por meio da educação, com uma sociedade pautada por esses valores.
Cordialmente,
Patrícia Albuquerque de Lima
Diretora-Geral do Campus Brasília
Portaria nº 474/2019-RIFB/IFB, de 6 de maio de 2019
Redes Sociais