Página inicial > Brasília > Instituto Federal de Brasília recebe adaptação de um clássico da Literatura Brasileira

Criado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 07h07 | Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 07h07 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 07h10 | Acessos: 266

Durante a Jornada Interdisciplinar de Pesquisa, o Instituto Federal de Brasília, nos campi Brasília e São Sebastião, recebeu, nos dias 9 e 10 de novembro, a peça “Riobaldo”, uma adaptação, para o teatro, do romance Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa. O ator Gilson de Barros, que realiza o monólogo, presenteou os dois campi com duas sessões de teatro.

A partir da obra, é possível explorar conteúdos específicos estudados tanto no Ensino Médio Integrado, quanto no curso de Letras. Segundo a professora de Literatura, Rosa Amélia, do IFB Campus Brasília, "a interpretação do ator, de certa forma, foi uma ação artística e pedagógica que promoveu a compreensão da obra em seu estilo, em sua linguagem, em sua estética e na infinidade de conteúdos que podem ser explorados a partir do texto de João Guimarães Rosa".

Tanto os estudantes quanto os docentes gostaram bastante da apresentação teatral e, ao final do espetáculo, travaram um diálogo profícuo com o ator sobre a obra, sobre a adaptação realizada. "Foi muito produtivo e interessante", destaca a professora.

A apresentação da peça, no evento interno, foi mediada pela diretoria de desenvolvimento de ensino da Pró-Reitoria de Ensino.