II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa (JIP) é encerrada com premiação dos melhores trabalhos
O IFB Campus Brasília realizou, durante os dias 8, 9 e 10 de novembro, a II JORNADA INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA - JIP. O evento, de natureza científica, que teve como tema nesta segunda edição as “Reinvenções: desafios e caminhos para a pesquisa”, se caracteriza como um evento que oportuniza a expressão da identidade do IFB Campus Brasília, na medida em que promove a pesquisa desenvolvida na unidade.
No formato presencial e com uma vasta programação, contou com diversas atividades como palestras, oficinas, minicursos, exposição de pôsteres e espetáculos teatrais. Foram 50 trabalhos, distribuídos entre comunicações orais, performances e pôsteres. A JIP 2022 proporcionou um espaço para reflexão, debate e propagação do conhecimento para estudantes e servidores.
A JIP contou, ainda, com 763 inscritos e intensa rotatividade de participantes durante os três turnos (manhã, tarde e noite).
Nesta edição, o melhor pôster e os melhores trabalhos apresentados nas comunicações orais de cada uma das áreas temáticas receberam premiação. Foram premiados, ao todo, 9 trabalhos, sendo eles:
- “DANÇA CONTEMPORÂNEA COM CRIANÇAS: um estudo metodológico”, de autoria de Letícia Medeiros Estevam, Raquel Purper; na área de Linguística e Letras.
- O trabalho intitulado “COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL E LINGUAGEM DISCURSIVA: Duas potências constituintes do profissional corporativo do século XXI”, de autoria de Júnio César Batista de Souza.
- Na área de Ensino, o trabalho intitulado “COTIDIANO E LUGAR: produção de imagens voltadas às aprendizagens geográficas”, de autoria de Luan do Carmo da Silva.
- Na área de Ciências Sociais Aplicadas, o trabalho intitulado “MANUAL DIGITAL COMO MECANISMO COMUNICADOR DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA DO IFB - CAMPUS BRASÍLIA”, de autoria de Denise Gomes de Moura, Larissa Suelen Lucena e Lourrane Araújo Lisboa.
- Na área de Ciências Exatas e da Terra, o trabalho intitulado “CENTRÍFUGA DE LABORATÓRIO DE BAIXO CUSTO COM MOTOR DE 12V”, de autoria de Diego Erick do Carmo Cardoso, Juliane da Costa Almeida e Caio Daoud; na área Multidisciplinar.
- O trabalho intitulado “ANÁLISE E PROPOSIÇÃO DE MELHORIA DE PROCESSOS: UMA PESQUISA-AÇÃO NO NAPNE DO IFB CAMPUS BRASÍLIA”, de autoria de Nadja Magalhães, Gustavo Henrique Dornelas, Mateus Gomes S. Fonteles, Polyana Cristina e Raissa Rute Tavares.
- Na área de Ciências Humanas, o trabalho intitulado “O PROJETO FILOSÓFICO DE ANTÔNIO BISPO EM COLONIZAÇÃO, QUILOMBOS: MODOS DE USO”, de autoria de Pedro Farias.
- “REUTILIZAÇÃO DAS GARRAFAS PET PARA FILAMENTOS DE IMPRESSORAS 3D”, de autoria de Juliane da Costa Almeida, Diego Erick do Carmo e Caio Daoud.
O Pôster premiado foi o trabalho “Meninas na Ciência: o direito à lembrança feminina”, de autoria de Lilian Verino Lima, Alice Paulino Mesquita da Silva, Sylvana Karla da Silva e Christine Rebouças Lourenco.
A premiação fez parte do encerramento do evento, que ocorreu na noite do dia 10 de novembro, último dia da JIP.
Redes Sociais