Página inicial > Brasília > IFMaker do IFB Campus Brasília recebe novos equipamentos

IFMaker do IFB Campus Brasília recebe novos equipamentos

Criado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 07h40 | Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 07h40 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 07h40 | Acessos: 1239

No final do mês de novembro, o IFMaker do IFB Campus Brasília realizou a montagem de mais um equipamento que compõe a estrutura do laboratório. Dessa vez foi instalada a máquina de corte a laser CNC, que possui várias utilidades e poderá ser usada em diversos projetos da instituição.

Por meio da máquina é possível realizar o corte de medalhas, a confecção de troféus ou a criação de peças para impressoras 3D. Os professores atuantes no laboratório ainda destacam que o equipamento realiza o corte e gravação em materiais como madeira, acrílico, ligas de alumínio e até papelão. Tamanha versatilidade, destacam, permite a criação de materiais didáticos para diversas áreas, bem como o desenvolvimento de projetos para atender as demandas de ensino, pesquisa e extensão da instituição.

Implantação do IFMaker

A proposta do IFMaker do IFB Campus Brasília foi contemplada no Edital 13/202 – RIFB/IFB, uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, vinculada ao Edital nº 35/2020 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

O laboratório foi implantado ao longo da pandemia da Covid-19, por meio de equipe multidisciplinar, composta por professores e estudantes atuantes em todos os eixos do campus. Um dos principais objetivos do laboratório é a difusão da cultura maker no IFB Campus Brasília, com o envolvimento de estudantes e servidores em projetos cuja tônica seja o “faça você mesmo” (do inglês: “Do it yourself”).

Esse modo de pensar parte do princípio de que qualquer pessoa, dotada de conhecimentos e ferramentas, é capaz de gerar soluções para problemas do cotidiano. Essa abordagem foi adotada como política pública na Rede Federal e foi incentivada por meio de editais de financiamento. Desde então, os laboratórios selecionados foram constituídos e iniciaram suas atividades, o que também ocorreu com o IFMaker do Campus Brasília.

A Fase 2 do Edital nº 35/2020 prevê a ampliação dos laboratórios IFMaker, que passam a ser chamados de Laboratórios Maker (LabMaker). Os três laboratórios aprovados no IFB (nos campi Brasília, Taguatinga e Recanto das Emas) receberão mais equipamentos e ampliarão suas atividades.

Projetos do IFMaker IFB Campus Brasília

Atualmente, o IFMaker do Campus Brasília é composto por uma equipe gestora de cinco servidores, amplamente capacitados em metodologias ativas de ensino aprendizagem e em conceitos e técnicas inerentes ao fazer pedagógico na cultura maker. A equipe é formada também por três estudantes, que desempenham o papel de monitores nas atividades do laboratório. A atuação do grupo é multidisciplinar e pode ser ilustrada por alguns projetos:

• Uso da plataforma Scratch para o desenvolvimento de competências STEAM por estudantes do ensino fundamental e por meninas do Ensino Médio do IFB;
  • Centrífuga de laboratório de baixo custo;
  • Jogo educacional como método ativo de aprendizagem;
  • Sistema para detecção de movimentos da mão aplicado na avaliação da doença de Parkinson por meio da análise de movimentos;
  • Construção de uma horta automatizada - acionamento programado e controlado;
  • Desenvolvimento de estetoscópio eletrônico de baixo custo;
  • Minicurso sobre Arduino;
  • Reciclagem de garrafas pet para a produção de filamentos para impressoras 3D;

O IFMaker difunde suas ações por meio de perfil no Instagram @ifmakercbra, de site e de canal no YouTube, onde já está disponível um minicurso de Impressão 3D, que é composto de cinco vídeos e demonstra as funcionalidades essenciais da impressão 3D realizada no IFMaker.

A equipe destaca que serão lançados outros cursos no Canal, com o objetivo de formar a comunidade do IFB Campus Brasília quanto ao uso de metodologias e equipamentos maker. Um dos materiais a serem desenvolvidos está relacionado à máquina de corte a laser CNC. Com esse tipo de ação, o grupo espera contribuir para o desenvolvimento de uma cultura maker, de forma que os usuários do laboratório possam desenvolver seus projetos com autonomia.