Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Congresso de Eventos “Brasília: Destino de Festivais” encerra-se com público diversificado
Início do conteúdo da página

Congresso de Eventos “Brasília: Destino de Festivais” encerra-se com público diversificado

Criado: Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 17h31 | Publicado: Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 17h31 | Última atualização em Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 17h31 | Acessos: 721

O Congresso de Eventos “Brasília: Destino de Festivais” encerra-se hoje, dia 13 de janeiro, com uma diversidade de participantes e visitantes, como professores de universidades, estudantes dos campi Riacho Fundo e Samambaia, empreendedores, representantes da economia criativa local, produtores de feiras e eventos, entre outros. Foram dois dias com programações que compreenderam palestras com especialistas da área de Turismo e Eventos, oficinas práticas, apresentações culturais e entretenimento. A organização do evento sai satisfeita com o desafio de ter concluído a realização desse evento para fechar as atividades dos estudantes dos cursos Técnico e Tecnológico de Eventos referentes ao último semestre acadêmico.

 

Relatos de Experiências: Destaque para Produtores de Cultura Popular no país

Contando um pouco sobre sua trajetória, estiveram presentes produtores culturais, como Volmi Batista e Luiz Fernandes, representantes da produção sonográfica nas regiões de Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal e outros estados. Legítimos representantes da cultura popular brasileira, trouxeram suas histórias e experiências realizadas que tratam da história do país. Para quem perdeu as palestras, fica um breve relato de cada um desses destaques, que aconteceram no dia 13 de janeiro.

Volmi Batista — Um dos baluartes da cultura popular, recebeu o Prêmio de Mestre de Cultura Popular pelo Ministério da Cultura. Na oportunidade, apresentou no IFB Campus Brasília um pouco sobre o evento que será realizado em Brasília, em fevereiro — "Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal", que já conta com mais de 23 anos de realização. Representa a VBS Produções e a Aforeis — Associação dos Foliões de Reis do Distrito Federal. Também falou sobre seu trabalho como produtor da dupla Zé Mulato e Cassiano, uma das duplas caipiras consideradas as mais autênticas do Brasil. 

Luiz Fernandes — É o Presidente do Clube do Violeiro Caipira de Brasília. Apresentou seu relato e experiência profissional sobre o "Encontro Nacional de Violeiros e Violeiras do Distrito Federal", evento com mais de 20 anos de realização. Também, como artista, contou um pouco sobre sua carreira dupla "Ânderes e Fernandes".

 

Festival Vozes no IFB

Uma das atrações culturais do Congresso de Eventos “Brasília: Destino de Festivais”, produzido por estudantes dos cursos Técnico e Tecnológico de Eventos, foi o "Festival Vozes do IFB". Na abertura do Festival foi realizada uma apresentação cultural sobre Folia de Reis — prévia inédita de um evento que ainda ocorrerá em Brasília, no Pavilhão do Parque da Cidade, nos dias 9 a 12 de fevereiro. 

Entre os trabalhos de produção do Festival e a apresentação musical Tocando Viola, a estudante do curso Tecnologia em Eventos do IFB Fabíola Karen Parreira de Souza e Silva emocionou-se com o resultado do trabalho ao longo desses dias.

"Fico muito feliz de estar envolvida na organização de um Festival de Música no IFB, instituição que me acolheu e tanto me ensina ampliando minha perspectiva de futuro. Também sou artista de cultura popular e acredito que esse formato de evento dá oportunidade para o artista independente mostrar a sua arte e assim construir seu portfólio. Além disso, os resultados contribuem com o fomento da cadeia produtiva cultural e musical do Distrito Federal", explicou ela.

 

Conheça os participantes

A 1ª edição do Festival contou com inscritos entre cantores, musicistas, trios e bandas. Entre apresentações tivemos os seguintes artistas:

Adriel Higino

MC Andye

Banda Vera Hifigie

Ciméria

Danny Oliver

Diana

Fabrício e Eduardo

Matheus Nogueira

Trio: Abner, Carlos Eduardo e Paulo Cordova

Veruza Alencar

 

Os Jurados

Grillo Rocha, músico atuante desde 1979, participou de grupos musicais e tocou com artistas, como: Chico Rey & Paraná, Zé Mulato & Cassiano, Clayton Aguiar, Ronny Mota, entre outros, em shows nacionais e internacionais (Atlanta, Miami e New York).
Fundou o Studio GR01 Gravações e Produções de eventos em 1999, no qual desenvolve a função de arranjador, instrumentista e produtor musical dos ritmos sertanejos, forró, gospel e outros.

Janette Dornellas, professora de canto Lírico da EMB e da Universidade de Brasília. Doutora em Artes pela UnB, já se apresentou nos grandes teatros brasileiros em grandes produções de Ópera. Destaca-se no meio musical também como intérprete de Música Popular de vários países. Atua como diretora cênica, cenógrafa, figurinista e produtora cultural.

Juliana Rocha de Faria Silva, professora de Artes/ Música. Professora de música desde 1995 em escola técnica no estado de Minas Gerais. De 2002 a 2010 atuou na Escola de Música de Brasília (CEP-EMB). De 2010 até hoje, professora de Música do IFB Campus Planaltina.  Mentora de vários projetos de extensão envolvendo práticas de conjuntos de música popular.

Volmi Batista, fundador e presidente emérito do Clube do Violeiro Caipira, que já conta com 27 anos de promoção da música de viola caipira, e idealizador e apresentador, há 25 anos, do programa de rádio Violas e Violeiros, transmitido diariamente pela Cultura FM 100,9, promovendo e divulgando inúmeras iniciativas de música regional da cidade e de todo o Brasil, tendo alcançado picos de audiência por vários anos consecutivos na emissora. É também o idealizador e produtor de 17 edições do Encontro de Folia de Reis do DF, que já reuniu mais de 50 diferentes grupos do DF e do Brasil. Idealizador e produtor de 17 edições do Encontro de Violeiros do DF, que já conta com mais de 400 apresentações artísticas, de maneira inclusiva e diversa, contando com atrações que vão de iniciantes e locais a consagradas nacional e internacionalmente. Volmi está à frente também da produção da dupla Zé Mulato e Cassiano, a mais tradicional em atividade atualmente, com a qual já gravou 7 discos e 1 DVD, realizando centenas de apresentações por todo o Brasil e ganhando prêmios em nível nacional.

 

Resultado da Premiação

Foram premiados os 1º, 2º e 3º colocados com os seguintes prêmios:
1º lugar – Veruzza Alencar, Gravação de uma música “Demo” em estúdio profissional;

2º lugar – Diana Rosa, Pacote de aulas de performance vocal;

3º lugar – Trio: Abner, Carlos Eduardo e Paulo Córdoba, Voucher de loja de música

 

Fim do conteúdo da página