Página inicial > Brasília > Estudantes do IFB Campus Brasília participam da VII Semana dos Acadêmicos Indígenas da UnB

Criado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 10h40 | Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 10h40 | Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 10h02 | Acessos: 396
imagem sem descrição.

A VII Semana dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília foi realizada, de 10 a 13 de abril, em parceria entre a Associação dos Acadêmicos Indígenas da UnB (AAIUnB) e a Coordenação de Questões Indígenas (COQUEI). Com o tema "Da oralidade a escrita: Somos sementes, futuros frutos da ancestralidade", o evento contou com mesas-redondas e apresentações culturais que reuniram estudantes, professores, representantes do Ministério dos Povos Indígenas e outras lideranças.

A disciplina "Fundamentos das Ciências Sociais", ministrada pela professora, socióloga e doutoranda Nanah Sanches, incluiu uma saída pedagógica para estimular a reflexão sobre a luta dos povos indígenas no Brasil, abordando uma perspectiva de desconstrução de ideias estereotipadas e colonizadoras, além de destacar o papel da educação escolar indígena e a importância do ingresso e permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior. A disciplina faz parte da matriz curricular do primeiro semestre do curso de Tecnologia em Gestão Pública do IFB Campus Brasília. A professora é também membro integrante do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas), que ressalta a importância dos estudos afro-brasileiros e indígenas e do acolhimento aos estudantes indígenas em suas especificidades.

Entre as atividades do evento, houve diversas mesas de debate sobre temas relevantes para a comunidade indígena, como a presença das mulheres indígenas na pesquisa, representatividade no judiciário, futuro da educação para estudantes indígenas, caminhos da saúde indígena, entre outros. Também foram realizadas apresentações culturais e musicais, bem como atividades específicas para o público infantil.

A disciplina ministrada pela professora Nanah Sanches busca desenvolver habilidades de análise da formação social brasileira envolvendo os povos indígenas, bem como suas lutas atuais pelo fortalecimento de seus projetos societários a partir de suas próprias narrativas, saberes e ciências. Essa perspectiva foi reforçada pela programação da VII Semana dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília, que teve como objetivo dar visibilidade à presença indígena nas universidades, na produção de conhecimento científico e no protagonismo dos povos indígenas no fortalecimento da democracia brasileira.

A participação no evento é especialmente importante no mês de abril, quando se celebra o Dia dos Povos Indígenas e ocorre o Abril Indígena, uma referência de mobilização popular nos tempos atuais. O Abril Indígena terá uma programação ampla no cenário nacional, culminando no Acampamento Terra Livre, que acontecerá em Brasília entre os dias 24 e 28 de abril e tratará das emergências enfrentadas pelos povos indígenas atualmente no país, incluindo as demarcações das Terras Indígenas.

Para Ester Marques Mendes, estudante do curso superior Tecnologia em Gestão Pública, a participação no evento permitiu "entender mais sobre a diversidade cultural e a realidade indígena e como eles superam as dificuldades para se adaptar à sociedade envolvente, com a redução e até cortes do auxílio e toda dinâmica que veio com a pandemia".