Página inicial > Brasília > Projeto de Extensão “Descobrindo Brasília” é apresentado no Canadá

Projeto de Extensão “Descobrindo Brasília” é apresentado no Canadá

Criado: Terça, 19 de Junho de 2012, 18h15 | Publicado: Terça, 19 de Junho de 2012, 18h15 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2013

Os resultados preliminares do Projeto de Extensão “Descobrindo Brasília: Uma Experiência de Educação Patrimonial e Apropriação dos Espaços da Cidade” foram apresentados durante o Colóquio Internacional “Routes Touristiques et Itinéraires Culturels, Entre Mémoire et Développement”, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de junho, na cidade de Québec, Canadá.

No evento, que contou com a presença de cerca de 180 participantes provenientes de 32 países, a coordenadora do projeto, Daniela Fantoni, apresentou o artigo intitulado “Patrimonio Cultural y Rutas Turísticas: Una Experiência de Educación Patrimonial en Brasília – Brasil”, escrito em parceria com o Professor Sérgio Gomes.

O projeto atendeu, até o momento, cerca de 200 pessoas, entre estudantes, professores e técnicos-administrativos do IFB. Foram proferidas as palestras “Educação Patrimonial: Uma Caso de Reconhecimento” por Ivany Neiva e “Brasília: Quem Somos Nós?” por Rosane Cavalcante, e realizadas visitas guiadas ao Museu Vivo da Memória Candanga, Congresso Nacional e Rota Traço Monumental, além da oficina “Elaboração de Rotas Turísticas em Sítios Patrimoniais” pela Guia de Turismo Maria José Carvalho.

Resultados preliminares

Ao final das atividades, os participantes preenchem de forma voluntária questionários, sendo que de um universo de 150 questionários foram observados os seguintes resultados:  90% considera a preservação do patrimônio cultural muito importante e 10% importante; 78% diz frequentar os espaços públicos da cidade e apenas 26% alega não frequentar; 88% diz não ter conhecimento sobre a legislação cultural e 12% alega conhecê-la. Por fim, os participantes avaliaram as atividades do projeto que vivenciaram como excelente (60%); boa (36%) e regular (4%).

Importante ressaltar que serão ainda realizadas oficinas sobre Legislação Cultural, assim como outras atividades, até o final de outubro do corrente ano.

Próximas atividades

O projeto continua com suas atividades e já têm duas novas visitas agendadas. Faça sua inscrição e participe! As inscrições são recebidas somente pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (encaminhe um e-mail, informando os dados descritos ao final da matéria). A confirmação da inscrição é feita também por e-mail, onde são passadas maiores informações sobre as atividades. Nas duas atividades havéra ônibus saindo da reitoria, com retorno após a visita.

Dia 26 de junho – terça-feira de 10h as 13h

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB para visitação da Exposição “Índia!”.

Esta exposição reúne arte antiga, popular e contemporânea, sendo considerada a maior exposição da cultura indiana já realizada no Brasil.

Data limite de inscrição: 25/junho até 17h

Vagas limitadas!

Dia 10 de julho – terça-feira de 9h as 12h

Local: Catetinho.

O Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek na cidade de Brasília.

Data limite de inscrição: 09/julho até 17h

Vagas limitadas!

Dados para inscrição

Nome:

Siape ou nº de matrícula:

Você é estudante, professor ou técnico:

Telefone de contato:

Qual atividade está se inscrevendo: