Página inicial > Brasília > Abertas inscrições para PIBID Artes-Dança (edital retificado)

Abertas inscrições para PIBID Artes-Dança (edital retificado)

Criado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 12h02 | Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 12h02 | Última atualização em Segunda, 15 de Mai de 2023, 08h04 | Acessos: 1195
Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília (IFB), com o objetivo de preencher cadastro reserva do subprojeto de Artes-Dança aprovado pela CAPES/MEC. Os aprovados em cadastro reserva poderão atuar como voluntários e terão prioridade para recebimento das bolsas de iniciação à docência do PIBID do IFB, em casos de desistência ou cancelamentos dos atuais bolsistas.

Os interessados devem inscrever-se, de 26 de abril até 05 de maio de 2023, exclusivamente por formulário eletrônico.

São requisitos mínimos para o recebimento de bolsa de iniciação à docência ou atuação como voluntário no PIBID:
  1. Estar regularmente matriculado na primeira metade do curso de Licenciatura em Dança, conforme definido no item 3.2.2. do edital e estar frequentando às aulas;
  2. Ser aprovado neste processo seletivo;
  3. Declarar que possui pelo menos 30 (trinta horas) mensais para dedicação às atividades do PIBID;
  4. Firmar termo de compromisso;
  5. Cadastrar e manter atualizado o currículo na Plataforma Capes, disponível no endereço eletrônico https://freire.capes.gov.br/, que será utilizado para fins de verificação dos requisitos para concessão das bolsas.

Para inscrição no PIBID, os/as licenciandos/as deverão anexar ao formulário Google, em formato PDF, os seguintes documentos:

(i) histórico escolar emitido pelo Registro Acadêmico do campus;

(ii) formulário do Anexo I preenchido e assinado;

(iii) currículo cadastrado na Plataforma Freire (https://freire.capes.gov.br/);

(iv) portfólio dos documentos comprobatórios das informações do currículo da Plataforma Freire, conforme itens b, c, d, do item 5.1.1 do Edital.

Confira em anexo também o documento de retificação (em 11/05/2023)

O PIBID

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa prevê o acompanhamento do(a) licenciando(a) por um professor da escola-campo (supervisor) e a orientação de um docente do curso (coordenador de área). O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais/distrital e municipais.

Para mais informações, acesse o edital anexo.