Página inicial > Brasília > NEABI do IFB Campus Brasília encaminha carta aberta com demandas étnico-raciais

NEABI do IFB Campus Brasília encaminha carta aberta com demandas étnico-raciais

Criado: Sexta, 05 de Mai de 2023, 09h59 | Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2023, 09h59 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2023, 10h10 | Acessos: 327
A comissão do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFB Campus Brasília enviou na terça-feira, 2 de maio, uma carta aberta às candidatas e candidatos à Direção-Geral do Campus Brasília e à Reitoria do Instituto Federal de Brasília.

A carta, que pode ser acessada em anexo, traz demandas consideradas fundamentais para o avanço das questões étnico-raciais na instituição. Entre elas, estão a criação de um plano de ação para inclusão de estudantes negros, indígenas e quilombolas em todos os níveis de ensino, a contratação de mais profissionais negros e indígenas para o quadro docente e técnico-administrativo, e a criação de programas de formação e capacitação para a comunidade acadêmica sobre as temáticas étnico-raciais.

O NEABI destaca que a implementação dessas demandas é fundamental para a promoção de uma educação antirracista e para o cumprimento da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todas as escolas do país.

"A comunidade acadêmica do IFB Campus Brasília e do IFB está atenta e engajada na luta contra o racismo e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e o NEABI reforça seu compromisso com essas causas", destacam.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Carta Aberta do Neabi_2023.pdf)Carta Aberta do Neabi_2023.pdf[ ]124 kB