Página inicial > Brasília > Egresso do IFB Campus Brasília é premiado em Feira Internacional de Jovens Cientistas

Criado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 16h33 | Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 16h33 | Última atualização em Quarta, 10 de Mai de 2023, 09h32 | Acessos: 642

Wanghley Soares Martins, egresso do curso Técnico em Informática do IFB Campus Brasília, é premiado em Feira Internacional de Jovens Cientistas com projeto para auxiliar no diagnóstico e prognóstico da doença de Parkinson.

Wanghley foi premiado na Conferência Internacional de Jovens Cientistas (International Conference of Young Scientists) com um trabalho que visa auxiliar no diagnóstico e prognóstico da doença de Parkinson. Atualmente matriculado na Duke University, na Pratt School of Engineering, desenvolveu um sistema integrado de coleta e visualização de dados da doença de Parkinson durante sua Iniciação Científica no IFB Campus Brasília.

O projeto consiste em um sistema completo do hardware ao software, coletando dados do movimento humano e enviando-os para um computador de forma sem fio. O software controla o sistema e mostra gráficos dos dados, ajudando na análise do comportamento motor, que pode apoiar o diagnóstico e acompanhamento da doença de Parkinson. O hardware, com custo estimado de US$ 50, tem potencial para ser miniaturizado e aprimorado com a coleta de mais dados.

Wanghley comentou sobre o apoio recebido no IFB: "O IFB desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do trabalho apresentado na feira internacional, oferecendo a mim uma série de recursos e oportunidades". Dentre os apoios recebidos, ele destacou a Iniciação Científica, a infraestrutura adequada para pesquisa e o grupo de pesquisa de que fazia parte, bem como a orientação do professor Fábio Henrique M. Oliveira.

Na feira, o Brasil foi o único país da América Latina convidado a participar e com somente quatro delegados de todo o país. Wanghley foi o primeiro a receber a honraria máxima na conferência, contando com uma medalha de ouro e honra de melhor pôster apresentado na categoria de Engenharia em toda a conferência. Foi também selecionado como colíder da equipe brasileira neste mesmo ano.

O projeto e a conferência

O sistema desenvolvido é open-source e está disponível para uso em pesquisas de laboratório e testes clínicos em todo o mundo. Com baixo custo e acessibilidade, o projeto pode auxiliar na detecção e acompanhamento da doença de Parkinson de forma não invasiva e rápida, apresentando potencial para impactar positivamente a sociedade.

Mais informações sobre a Conferência Internacional de Jovens Cientistas podem ser encontradas no site oficial do evento: https://icysconference.com/.