Página inicial > Brasília > Licenciatura em Dança: oportunidade promissora

Licenciatura em Dança: oportunidade promissora

Criado: Sexta, 29 de Junho de 2012, 11h54 | Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2012, 11h54 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3448

Estão abertas até o dia 03 de julho as inscrições para 40 vagas de ingresso no curso de Licenciatura em Dança no Campus Brasília do IFB. Essa pode ser uma boa oportunidade para ingressar em um mercado promissor, carente de profissionais qualificados. A graduação – oferecida apenas no Campus Brasília – habilita o profissional para atuar na área de ensino, produção cultural e artística da dança.

O Curso

O curso tem como objetivo formar profissionais licenciados para atuarem na educação básica, modificando o quatro atual de exclusão da Dança do ensino básico, ocasionada, geralmente, pela falta de profissionais qualificados para exercer a função. Quando permanece, a disciplina é ministrada por professores de outras áreas de conhecimento.

A grade curricular do curso abrange áreas práticas e teóricas, diariamente. O motivo dessa mescla, segundo Rousejanny Ferreira, coordenadora do curso, é levar aos alunos o entendimento sobre a importância das vivências corporais para a formação de um bom profissional na área. “É um curso que oferece um panorama artístico e educacional aos alunos, estimulando, desde o primeiro ano, a criação de trabalhos artísticos e a elaboração de propostas de ensino de dança”, afirma.

Para Rousejanny, que ingressou na dança aos 7 anos de idade, uma das principais dificuldades da área é encontrar uma oportunidade de focar os esforços e estudos em um curso direcionado exclusivamente para a Dança. “Para mim, um grande fator motivador para estar e permanecer na dança é acreditar na potencialidade e na luta dessa arte. A dança faz parte de todas as esferas da minha vida”.

Ao longo de quatro anos, os alunos terão em sua grade curricular aulas práticas e teóricas de Fundamentos da Dança, Fundamentos da Música, Leitura e Produção de Texto, Anatomia Aplicada à Dança, Fundamentos da Educação, Práticas Corporais e Práticas Integradoras.

Mercado de Trabalho

Na área de ensino o profissional da dança conta com oportunidades em cursos livres (academias, estúdios, escolas de dança), companhias de dança profissionais, organizações não governamentais e até mesmo projetos de inclusão social. Há também a produção artística, cuja área de atuação abrange funções de coreógrafo, dançarino-intérprete-criador e diretor artístico.

Inscrições

As inscrições permanecem abertas até o dia 03 de julho, sendo realizadas exclusivamente pela internet na página de inscrição. Para os interessados que não possuem acesso à rede, o IFB disponibiliza computadores, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h, nos campi Brasília, Gama e Planaltina.