Página inicial > Brasília > Colaboradores do IFB Campus Brasília visitam cooperativa de catadores Recicle a Vida

Criado: Segunda, 22 de Mai de 2023, 06h22 | Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2023, 06h22 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2023, 06h22 | Acessos: 197
imagem sem descrição.
O Instituto Federal de Brasília (IFB) está promovendo o projeto de Extensão Semana Lixo Zero em 2023 com a temática "Humanizar e Dignificar os Serviços de Reciclagem". Uma das estratégias do projeto é aproximar-se das cooperativas de catadores do Distrito Federal. Em abril, a cooperativa Recicle a Vida, localizada na Ceilândia, recebeu oficinas de compostagem e biodigestores. Em 17 de maio, os colaboradores da limpeza do IFB Campus Brasília tiveram a oportunidade de conhecer o caminho dos resíduos e o trabalho do catador visitando a referida cooperativa.

Durante a visita, que durou cerca de duas horas, os colaboradores puderam ver a importância da separação de resíduos em casa e empresas e como isso beneficia a vida de quem trabalha nas cooperativas. Eles puderam caminhar por toda a cooperativa, vendo a triagem, trituração e transformação em polímeros que são comercializados e transformados em novas embalagens. O grupo foi recebido pela cooperada Neide, que além de mostrar toda a estrutura, pôde contar também a sua história.

O projeto pretende, em 2023, proporcionar visitas técnicas dos campi do IFB às cooperativas, bem como possibilitar que os catadores conheçam os campi do instituto. Com essas ações, o IFB busca conscientizar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre a importância da reciclagem e dignificar os serviços dos catadores de materiais recicláveis.