Página inicial > Brasília > PodEPT IFB tem segunda temporada lançada

PodEPT IFB tem segunda temporada lançada

Criado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 17h44 | Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 17h44 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 07h49 | Acessos: 372

Nessa terça-feira (20), foi ao ar o primeiro episódio da segunda temporada do “PodEPT IFB: reflexões contemporâneas”, que consiste em um podcast produzido pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional do IFB Campus Brasília (ProfEPT/IFB), com o objetivo de debater questões atuais sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ampliar as reflexões e produções realizadas no âmbito do programa.

No episódio, foi realizada uma entrevista com o professor Wilson Conciani, ex-reitor do Instituto Federal de Brasília, pela representação que tem na criação e consolidação dos Institutos Federais, sobretudo do IFB Campus Brasília. Durante a entrevista, foram debatidos assuntos relevantes para a comunidade, tais como a educação profissional e tecnológica, a dicotomia educacional no âmbito dos IFs, o estabelecimento da educação profissional nos institutos, o projeto de reforma do ensino médio, a integração entre o ensino técnico e a educação básica no IFB e as perspectivas futuras para a Educação Profissional.

Clique aqui  para ouvir o episódio. Nele Carolina Tavares, Jadir Viana e Laís Valeriano, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, conduzem uma entrevista com Wilson Conciani, ex-reitor do Instituto Federal de Brasília. Durante o episódio, o entrevistado compartilha o início de sua carreira profissional, desde a simplicidade das tarefas técnicas até sua formação para aprimoramento e ensino na Educação Profissional, enfatizando a importância da práxis em todos os momentos de sua trajetória.

Além disso, são considerados temas como a abordagem da educação profissional, a dicotomia educacional, o estabelecimento da educação profissional nos institutos, o projeto de reforma do ensino médio, a integração entre o ensino técnico e a educação básica no IFB, e as perspectivas futuras para a Educação Profissional, considerando o novo cenário político. Serão publicados 10 episódios, lançados semanalmente todas às terças-feiras.

O "PodEPT IFB: reflexões contemporâneas" é um podcast produzido pelo ProfEPT/IFB, com o objetivo de debater questões atuais sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ampliar as reflexões e produções realizadas no âmbito do programa. A segunda temporada deste podcast é dedicada às memórias da EPT e conta com a supervisão dos professores Rodrigo Soares Guimarães, Thiago de Faria e Silva e Daniele dos Santos Rosa, responsáveis pela disciplina "Bases Conceituais da EPT" no ProfEPT/IFB.