Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Napne do IFB Campus Brasília faz campanha de doação de armações de óculos
Início do conteúdo da página

Napne do IFB Campus Brasília faz campanha de doação de armações de óculos

Criado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 14h37 | Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 14h37 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 14h41 | Acessos: 644

Ação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFB Campus Brasília (CBRA) para entrega de armações de óculos para o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) aconteceu no mês de maio deste ano. O Napne do IFB Campus Brasília teve como ação a arrecadação de armações de óculos usadas que seriam destinadas a uma instituição do GDF que atende pessoas com deficiência visual. Durante todo o mês, foi disponibilizado um cartaz para que as pessoas interagissem em comemoração ao Dia Nacional da Saúde Ocular e Prevenção da Cegueira. Além de poderem se expressar, as pessoas eram incentivadas a doar armações usadas que estavam em bom estado para que fossem destinadas posteriormente às pessoas que tivessem mais necessidade.

Posteriormente ao mês de arrecadação, a Coordenação do Napne foi acompanhada de um aluno que tem baixa visão, monitor do Napne, ao CEEDV para fazer a doação e conhecer a instituição. A visita aconteceu no dia 27/6/23, para entrega das armações. Além da excelente acolhida, um dos responsáveis, o Sr. Deusdede, explicou como funciona a instituição. Na apresentação, ele mostrou como funciona a organização que compõe o quadro da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A instituição atende os estudantes com Deficiência Visual matriculados na Rede Pública de Ensino do DF. O atendimento não é feito somente pelo CEEDV, mas em todas as CREs em que existam Salas de Recursos Específicas para esse tipo de atendimento, conforme a necessidade de cada caso. De acordo com a página 17 da Estratégia de Matrícula 2020, o CEEDV constitui-se como Unidade Escolar Especializada de referência no atendimento dos estudantes com DV na Rede Pública de Ensino, com os seguintes atendimentos:

↳ Educação Precoce: programa que atende crianças com DV, Surdocegueira (SC) e outras deficiências associadas, com idade entre 0 e 3 anos e 11 meses. Utilizam-se recursos estimuladores destinados à promoção das potencialidades e à aquisição de habilidades e competências visuais, valorizando o papel dos pais e/ou responsáveis. O ingresso da criança na Educação Precoce se dá ao longo de todo o ano letivo, mediante indicação médica e após avaliação da equipe responsável pela Educação Precoce no CEEDV.

↳ Programa de Atendimento Pedagógico Especializado (PAPE): programa oferecido pelo CEEDV que visa ao desenvolvimento educacional, à socialização, à alfabetização e à inclusão de crianças com Deficiência Visual, Deficiência Múltipla, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças SC (desde que tenham DV associada), com idade entre 4 e 10 anos.

↳ Programa de Atendimento Interdisciplinar (PAI): programa que compreende a oferta de atendimento aos estudantes com DV nas áreas de Educação Física, Artes Visuais, Artes Cênicas e Música (para todas as idades). ↳ Atendimento Curricular Específico (ACE): complementação curricular específica para os estudantes com DV nos seguintes atendimentos: Sorobã, Orientação e Mobilidade, Pré-Mobilidade, Atividades da Vida Autônoma e Social (AVAS), Digitação, Escrita Cursiva, Atendimento Educacional Especializado ao SC, Habilitação/Transferência Braille e Educação Visual. O CEEDV também oferece turma de Formação Braille e/ou Sorobã para as famílias dos estudantes.

↳ Educação Profissional: serviço que visa oportunizar a inserção e a condução da pessoa com DV no mundo do trabalho em parceria com entidades públicas, privadas, agências reguladoras, sistema “S”, CIEE entre outras. Também dá suporte no tocante à solução de preenchimento de formulários, inscrições, papéis para aquisição de benefícios e/ou participação em concursos, avaliações e provas externas locais e nacionais.

↳ Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com DV (CAP): oferece os serviços de produção de materiais didáticos, paradidáticos e literários em Braille e também no formato ampliado. Os professores também atuam nos atendimentos curriculares específicos, tais como: Digitação, Transferência Braille, Escrita Cursiva e Notações Específicas em Braille (NEB). A formação de professores também constitui atribuição do CAP–DF.

O atendimento curricular específico também é oferecido a pessoas com deficiência visual que não sejam alunos das escolas da rede do GDF, que tenham deficiência visual ou baixa visão. Ainda foi apresentado que a biblioteca da instituição oferece o serviço do Clube do Leitor, que é formado por voluntários da comunidade. Qualquer aluno que precise de horas complementares pode se apresentar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão muito bem-vindos neste projeto da instituição que lê para pessoas cegas.

Fim do conteúdo da página