Página inicial > Brasília > Napne do IFB Campus Brasília faz campanha de doação de armações de óculos

Napne do IFB Campus Brasília faz campanha de doação de armações de óculos

Criado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 14h37 | Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 14h37 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 14h41 | Acessos: 614

Ação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFB Campus Brasília (CBRA) para entrega de armações de óculos para o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) aconteceu no mês de maio deste ano. O Napne do IFB Campus Brasília teve como ação a arrecadação de armações de óculos usadas que seriam destinadas a uma instituição do GDF que atende pessoas com deficiência visual. Durante todo o mês, foi disponibilizado um cartaz para que as pessoas interagissem em comemoração ao Dia Nacional da Saúde Ocular e Prevenção da Cegueira. Além de poderem se expressar, as pessoas eram incentivadas a doar armações usadas que estavam em bom estado para que fossem destinadas posteriormente às pessoas que tivessem mais necessidade.

Posteriormente ao mês de arrecadação, a Coordenação do Napne foi acompanhada de um aluno que tem baixa visão, monitor do Napne, ao CEEDV para fazer a doação e conhecer a instituição. A visita aconteceu no dia 27/6/23, para entrega das armações. Além da excelente acolhida, um dos responsáveis, o Sr. Deusdede, explicou como funciona a instituição. Na apresentação, ele mostrou como funciona a organização que compõe o quadro da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A instituição atende os estudantes com Deficiência Visual matriculados na Rede Pública de Ensino do DF. O atendimento não é feito somente pelo CEEDV, mas em todas as CREs em que existam Salas de Recursos Específicas para esse tipo de atendimento, conforme a necessidade de cada caso. De acordo com a página 17 da Estratégia de Matrícula 2020, o CEEDV constitui-se como Unidade Escolar Especializada de referência no atendimento dos estudantes com DV na Rede Pública de Ensino, com os seguintes atendimentos:

↳ Educação Precoce: programa que atende crianças com DV, Surdocegueira (SC) e outras deficiências associadas, com idade entre 0 e 3 anos e 11 meses. Utilizam-se recursos estimuladores destinados à promoção das potencialidades e à aquisição de habilidades e competências visuais, valorizando o papel dos pais e/ou responsáveis. O ingresso da criança na Educação Precoce se dá ao longo de todo o ano letivo, mediante indicação médica e após avaliação da equipe responsável pela Educação Precoce no CEEDV.

↳ Programa de Atendimento Pedagógico Especializado (PAPE): programa oferecido pelo CEEDV que visa ao desenvolvimento educacional, à socialização, à alfabetização e à inclusão de crianças com Deficiência Visual, Deficiência Múltipla, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças SC (desde que tenham DV associada), com idade entre 4 e 10 anos.

↳ Programa de Atendimento Interdisciplinar (PAI): programa que compreende a oferta de atendimento aos estudantes com DV nas áreas de Educação Física, Artes Visuais, Artes Cênicas e Música (para todas as idades). ↳ Atendimento Curricular Específico (ACE): complementação curricular específica para os estudantes com DV nos seguintes atendimentos: Sorobã, Orientação e Mobilidade, Pré-Mobilidade, Atividades da Vida Autônoma e Social (AVAS), Digitação, Escrita Cursiva, Atendimento Educacional Especializado ao SC, Habilitação/Transferência Braille e Educação Visual. O CEEDV também oferece turma de Formação Braille e/ou Sorobã para as famílias dos estudantes.

↳ Educação Profissional: serviço que visa oportunizar a inserção e a condução da pessoa com DV no mundo do trabalho em parceria com entidades públicas, privadas, agências reguladoras, sistema “S”, CIEE entre outras. Também dá suporte no tocante à solução de preenchimento de formulários, inscrições, papéis para aquisição de benefícios e/ou participação em concursos, avaliações e provas externas locais e nacionais.

↳ Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com DV (CAP): oferece os serviços de produção de materiais didáticos, paradidáticos e literários em Braille e também no formato ampliado. Os professores também atuam nos atendimentos curriculares específicos, tais como: Digitação, Transferência Braille, Escrita Cursiva e Notações Específicas em Braille (NEB). A formação de professores também constitui atribuição do CAP–DF.

O atendimento curricular específico também é oferecido a pessoas com deficiência visual que não sejam alunos das escolas da rede do GDF, que tenham deficiência visual ou baixa visão. Ainda foi apresentado que a biblioteca da instituição oferece o serviço do Clube do Leitor, que é formado por voluntários da comunidade. Qualquer aluno que precise de horas complementares pode se apresentar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão muito bem-vindos neste projeto da instituição que lê para pessoas cegas.