Página inicial > Brasília > Intercâmbio com foco em língua inglesa impulsiona carreiras de docente, técnica e estudante do IFB

Criado: Terça, 04 de Julho de 2023, 08h43 | Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 08h43 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2023, 08h47 | Acessos: 494

O Instituto Federal de Brasília (IFB) tem mostrado comprometimento com o crescimento pessoal e profissional de sua equipe ao oferecer um programa de intercâmbio no Canadá voltado à imersão em inglês para professores, técnicos e estudantes. Três participantes, Alessandra Silva, professora, Lídianne Santos, técnica em educação, e Fernando Alves, estudante, compartilharam impressões e insights que obtiveram com a experiência.

Alessandra Silva, professora do IFB Campus Planaltina, que tem como objetivo fazer um pós-doutorado na Nova Zelândia, descobriu o programa através do site do IFB. Buscando aprimorar seu inglês e compreender melhor a ovinocultura, um setor de destaque na Nova Zelândia, ela participou do programa de imersão no Canadá. A professora elogiou a flexibilidade e variedade de metodologias pedagógicas adotadas pelos professores canadenses e já está aplicando algumas dessas abordagens em suas aulas no IFB.

Lídianne Santos, técnica em educação do IFB Campus Brasília, por sua vez, soube do programa por um comunicado interno. Seu desejo de melhorar suas habilidades no idioma e ter uma experiência de imersão na cultura de um país de língua inglesa a levou a se inscrever. O programa, que enfatiza a prática intensiva de inglês, especialmente a conversação, superou suas expectativas. Agora, Lídianne acredita que seu aprimoramento no inglês abrirá novas oportunidades para ela participar de projetos internacionais e colaborar com instituições estrangeiras.

Outro beneficiado pelo programa foi o estudante Fernando Alves, estudante do curso de Tecnologia em Eventos. A oportunidade de estudar inglês no exterior com suporte institucional motivou Fernando a se inscrever. Ao longo do programa, ele notou que o Canadá é um país receptivo a imigrantes e se distingue pela instrução de todos. Fernando também elogiou o ILSC, a escola de inglês onde estudou. Ele mencionou que a escola permite que os alunos escolham a área do inglês que gostariam de aprimorar, como conversação, vocabulário ou escrita.

Lídianne, além de técnica em educação, é também professora voluntária dos cursos de Eventos do IFB Campus Brasília. Juntamente com o estudante Fernando, ela realizou uma entrevista com uma funcionária da escola de formação em Inglês, a respeito da realização de eventos na instituição. O vídeo pode ser conferido aqui.

Os intercambistas entrevistados afirmaram que, ao retornarem ao Brasil, têm interesse na implementação dos conhecimentos aprendidos durante a imersão em seus respectivos campos, a fim de contribuir para o contínuo desenvolvimento do ambiente de aprendizagem e internacionalização no IFB.

Confira a seguir cada uma das entrevistas, na íntegra:
Alessandra Silva, professora do IFB Campus Planaltina
Lídianne Santos, técnica em educação do IFB Campus Brasília