Página inicial > Brasília > Oficina de Oniguiri introduz estudantes do IFB Campus Brasília aos sabores japoneses

Criado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 07h28 | Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 07h28 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 15h15 | Acessos: 261
imagem sem descrição.

No dia 03 de julho, estudantes do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio, do IFB Campus Brasília, tiveram a chance de participar de uma experiência da cultura oriental. Goro Kodama, professor de japonês, filho de japoneses e que passou a infância e adolescência em Tokushima e Miyazaki, compartilhou conhecimentos sobre as tradições e costumes japoneses e orientou sobre como preparar o tradicional oniguiri por meio de uma oficina de culinária.

A oficina de oniguiri visava imergir os estudantes na cultura e culinária japonesas, por meio do preparo do tradicional prato de arroz japonês. Kodama ensinou as técnicas para moldar o arroz e a seleção dos recheios.

O oniguiri, prato versátil e saboroso, é composto por bolinhos de arroz, recheados com uma variedade de ingredientes como patê de atum, missô (pasta de soja fermentada), gengibre, legumes e várias outras opções. Durante a oficina, os alunos aprenderam as técnicas de moldagem e recheio, além de entender a história e o significado cultural desse emblemático prato japonês, podendo, por fim, preparar e degustar seus próprios oniguiris.

Alice Watson, coordenadora do curso de Eventos Integrado ao Ensino Médio, ressalta que essa iniciativa faz parte do compromisso contínuo do Instituto Federal de Brasília em proporcionar uma educação de excelência, incentivando experiências enriquecedoras que extrapolam as salas de aula. Queila Pahim, mediadora da atividade, destaca que a oficina de oniguiri oferece uma oportunidade singular para os estudantes ampliarem seu conhecimento cultural e culinário, além de cultivar o apreço pelas tradições japonesas.