Página inicial > Brasília > O protagonismo dos estudantes foi o destaque na III Jornada Interdisciplinar de Pesquisa

Criado: Segunda, 10 de Julho de 2023, 17h12 | Publicado: Segunda, 10 de Julho de 2023, 17h12 | Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2023, 17h12 | Acessos: 414

A terceira edição da Jornada Interdisciplinar de Pesquisa- JIP do IFB Campus Brasília encerrou com chave de ouro quinta-feira, 5 de julho, pela presença dos estudantes. Com seis palestras, seis salas de comunicações orais, duas mesas-redondas, uma sessão de exposição de pôsteres, e um minicurso, o evento proporcionou espaços de divulgação, compartilhamento, reflexão e propagação do conhecimento nas mais diversas áreas.

Os estudantes se destacaram apresentando trabalhos nas comunicações orais, nas exposições de pôsteres, e para fechar a programação, o público presente pôde conferir a trajetória do estudante egresso do IFB Campus Brasília Wanghley Soares Martins, estudante de engenharia da Duke University (USA), que ministrou a palestra de encerramento intitulada “Empreendedorismo Científico”.

A comissão organizadora anunciou os ganhadores dos melhores trabalhos da III JIP, escolhidos pela comissão científica no encerramento. Como destaque, uma estudante do IFTO recebeu o prêmio de 3º lugar na categoria pôster, com o trabalho intitulado “O papel do IF no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil: uma análise do Campus de Palmas”, de autoria de Gilvânia Hickmann Arruda Da Silva, Rafael Machado Santana, Wildes Souza Andrade, da área Ciências Humanas. Momentos após o recebimento, a vencedora afirmou: “foi uma experiência incrível e não pretendo parar nunca”. O trabalho intitulado “Mulheres em Cargos de Liderança”, de autoria de Talitha De Souza Pereira e Karla Vivianne, foi premiado com o 2º lugar na categoria Melhor Pôster da área Ciências Humanas. E o trabalho “Práticas performáticas de mulheres acadêmicas: Uma análise da linguagem e da comunicação como elementos balizadores para a empregabilidade nos setores público e privado”, de autoria de Lana Cristina Diniz Viana e Júnio César Batista de Souza, foi premiado com o 1º lugar na categoria Melhor Pôster da área Linguística, Letras e Artes.

O desempenho e ânimo da estudante Gilvânia (IFTO) na III Jornada Interdisciplinar de Pesquisa do IFB é um exemplo da necessidade de continuarmos investindo e incentivando os jovens na pesquisa científica. O entusiasmo que observamos nos alunos e professores do IFB, com suas diversas investigações científicas, demonstra-nos a riqueza de oportunidades disponíveis no meio acadêmico para o desenvolvimento social em geral. Por fim, agradecemos pelas trocas de experiências, aprendizagens e pela acolhida dos alunos e professores do IFB”, afirmou o professor orientador Rafael Machado Santana, servidor do IFTO.

Trabalhos premiados na Modalidade Comunicação Oral:

“Entre a lírica e a história: um estudo sobre a atualidade da obra Divã do Tamarit, de Federico García Lorca” de autoria de João Batista De Araújo Silva, Daniele Dos Santos Rosa, Jéssyca Lorrane Fernandes Santos, Carmem Corrêa Miranda, foi premiado como melhor trabalho da área Linguística, Letras e Artes.

“O podcast como possibilidade educativa no contexto da cibercultura” de autoria de Marcos Ramon Gomes Ferreira, foi premiado como melhor trabalho da área Ciências Humanas.

“A Utilização De Chatbots Como Ferramenta De Apoio Em Saúde Mental” de autoria de Anelise Costa Dos Santos, Laís Alves Corrêa, Fábio Henrique M. Oliveira, foi premiado como melhor trabalho da área Ciências Exatas e da Terra, e Engenharias.

“Uma perspectiva quantitativa sobre a comunicação pública no Instituto Federal de Brasília” de autoria de Rafaela Caetano Pinto e Fernanda Lacerda, foi premiado como melhor trabalho da área Ciências Sociais Aplicadas.

“Que atire a primeira pedra quem nunca coloriu um mapa: Caminhos para a alfabetização cartográfica no Ensino Médio” de autoria de Luan do Carmo da Silva, foi premiado como melhor trabalho da área Multidisciplinar e Ensino.

A organização do III JIP foi realizada por comissão de professores e técnicos, que se reunia semanalmente por cinco meses, todas as segundas-feiras, planejando a execução. Entre as atividades de escolha de comissão científica, estruturação da plataforma virtual, definição do tema, escolha dos convidados e logística dos espaços, a comissão contou também durante os três dias com a participação dos estudantes, que desenvolveram atividades de monitoria nas mais variadas funções.