Ludoteca do IFB Campus Brasília é inaugurado
O Instituto Federal de Brasília (IFB) inaugurou nesta sexta-feira, 14 de julho, a LudoIF do IFB Campus Brasília, o laboratório didático-pedagógico do IFB. Na solenidade, a reitora do IFB, Luciana Massukado e a diretora-geral pró-tempore do campus, Patricia Albuquerque, receberam a deputada federal Paula Belmonte e as demais mães e servidoras atendidas pelo espaço.
A LudoIF, também conhecida como Ludoteca, é um centro de atividades lúdicas e didáticas destinado para o desenvolvimento social e pedagógico de crianças de 3 a 11 anos, filhas de mães e pais estudantes e servidores do IFB. O laboratório, que funciona de segunda a sexta nos três turnos do dia, conta com o atendimento de estudantes do próprio campus, que participam através de estágio e atividades de extensão.
Na abertura, a diretora-geral pró tempore, Patricia Albuquerque, agradeceu a todos os envolvidos na concepção e na realização daquele espaço: “Não seria possível se as pessoas não abraçassem e compreendessem a causa desse projeto… que se expande para todos, não só para os estudantes, mas para os servidores e suas famílias”.
Já a reitora Luciana Massukado afirmou que a inauguração da ludoteca era parte de uma política pedagógica ainda mais ampla do IFB. “É uma política que garante a permanência dos nossos pais e mães que são alunos do instituto, que garante oportunidades de estágio e extensão para os nossos cursos de licenciatura que começam a ter uma relação diferenciada com a primeira infância, com a qual a gente está começando a trabalhar aqui dentro do campus”, declarou.
A deputada federal Paula Belmonte encerrou o evento parabenizando o instituto federal pela iniciativa, que afirmou ser uma “política transformadora para as gerações futuras”. “É importante para a criança ter espaço e o contato com esse espaço acadêmico e para os estudantes e servidores poderem ser amparados, para que os pais e as mães não precisem parar de estudar” afirmou a deputada.
LudoIF Brasília
A reitora Luciana Massukado também convidou os presentes para conhecerem as instalações do LudoIF, como o laboratório e o parque ecológico ao ar livre, onde são desenvolvidas as atividades com as crianças. Na ocasião foi convidada a estudante Iza, uma das mães atendidas pela ludoteca. Ela contou que a oportunidade não só auxiliou na sua jornada de estudos, mas também no desenvolvimento da própria criança. “Aqui na Ludo ela tem autonomia de brincar e se desenvolver e ela sai do mundinho dela para brincar com as outras crianças. Ela adora.”
Redes Sociais