Página inicial > Brasília > IFB Campus Brasília promove experiência sensorial em projeto inovador

IFB Campus Brasília promove experiência sensorial em projeto inovador

Criado: Segunda, 24 de Julho de 2023, 11h15 | Publicado: Segunda, 24 de Julho de 2023, 11h15 | Última atualização em Segunda, 24 de Julho de 2023, 11h17 | Acessos: 210
imagem sem descrição.

O IFB Campus Brasília realizou uma inovadora atividade educacional intitulada "Sala Sensorial" no dia 19 de julho,  Essa experiência foi promovida pelas professoras Ione Goulart, Karla Vivianne e Simone Mendes, com o apoio do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas), envolvendo estudantes do Ensino Médio Integrado em Informática.

O principal objetivo da Sala Sensorial era instigar a empatia nos estudantes e na comunidade em geral, ao proporcionar experiências sensoriais que poderiam ser tanto agradáveis quanto desconfortáveis. Com isso, buscava-se sensibilizar as pessoas a se colocarem no lugar de indivíduos que enfrentam constantes desconfortos sensoriais, principalmente aqueles que se encontram no Espectro Autista. A ideia era gerar uma reflexão crítica que pudesse resultar em mudanças de comportamento benéficas no ambiente do IFB. O projeto está previsto para continuar no próximo semestre.

Um total de 70 pessoas participaram da vivência na Sala Sensorial. Entre os participantes, estavam alunos do Ensino Médio Integrado em Informática, professores, alunos do curso de Licenciatura em Dança e membros da comunidade externa. Cada um deles teve a oportunidade de experimentar um universo de sensações distintas, em um exercício de empatia e entendimento das percepções dos outros.

A equipe do projeto expressou grande satisfação com os resultados iniciais e espera que, através de suas contínuas atividades, possam contribuir para um ambiente mais inclusivo e empático no IFB Campus Brasília, bem como espera inspirar outros campi ou instituições.