IFB Campus Brasília inaugura quatro novos espaços para a comunidade
O Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Brasília realizou no dia 24 de julho, segunda-feira, o recebimento do Espaço do Estudante. Para a ocasião, a reitora do IFB, Luciana Massukado, e a diretora-geral pró-tempore do IFB Campus Brasília, Patrícia Albuquerque, receberam a deputada federal Érika Kokay, as presidentes dos Centros Acadêmicos do IFB Campus Brasília, Débora Oliveira (Gestão) e Tainá Santos (Licenciatura em Dança), o diretor de Pesquisa e Extensão da União Nacional dos Estudantes, Luiz Alves, a presidente do grêmio estudantil do IFB Campus Brasília, Mariana Vitória, e demais alunos do movimento estudantil do IFB Campus Brasília.
O Espaço do Estudante do IFB é resultado do apoio da emenda parlamentar da deputada federal Érika Kokay e aporte para aquisição de equipamento da Reitoria do IFB, somando ao todo um investimento de R$740 mil reais. Todos os campi do IFB terão até o fim de julho um Espaço do Estudante, cuja infraestrutura foi obtida através do reaproveitamento de containers ultramarinos, e com projeto assinado pela empresa júnior de design do IFB Campus Samambaia.
A diretora-geral pró-tempore do IFB Campus Brasília, Patrícia Albuquerque, ressaltou a importância do espaço, que atenderá mais de três mil e duzentos alunos do campus. “Ter esse espaço é muito representativo… um espaço de representação e promoção do protagonismo dos estudantes que aqui ocupam”.
Em nome dos estudantes que farão uso do recém-inaugurado Espaço do Estudante, a aluna Débora Oliveira agradeceu pela oportunidade em usufruir do projeto, feito em atendimento a demandas dos estudantes.. “Quando nós temos um espaço dentro de um instituto federal que está trabalhando em prol do estudante, mostra que nós estamos sendo escutados e que nossas demandas estão sendo ouvidas e atendidas”, afirmou a jovem.
Já a deputada federal Érika Kokay reconheceu que o espaço ainda era um primeiro passo para abrigar a totalidade de estudantes e movimentos dentro do Campus Brasília, e assumiu compromisso de trabalhar para a aquisição de mais espaços. “Afinal, estes são espaços de universalidade, de cultura, de arte, de desenvolvimento da ciência”, argumentou a deputado, “e quando nós desenvolvemos o estudante, estamos desenvolvendo espaços de autonomia, de democracia e de liberdade”.
Visita às instalações do PAPP LAB Campus Brasília
Após a cerimônia, a reitora do IFB, Luciana Massukado, a diretora-geral pró-tempore do IFB Campus Brasília, Patrícia Albuquerque, e a deputada federal Érika Kokay visitaram o Laboratório do Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada e Prática Profissional (PAPP/LAB).
Com infraestrutura e equipamentos de última geração, os laboratórios, também inaugurados através de emenda da parlamentar Érika Kokay, visam agregar o conhecimento tecnológico e de informática à formação dos estudantes.
Além disso, o PAPP/LAB visa ao desenvolvimento de práticas profissionais de estudantes e docentes em formação e ligados à educação profissional, criando e fortalecendo as relações de verticalização na instituição, assim como ações voltadas à inclusão na educação profissional e tecnológica.
Inauguração do Espaço do Servidor
O Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Brasília também inaugurou no dia 24 de julho, segunda-feira, o Espaço do Servidor. Para a ocasião, a reitora do IFB, Luciana Massukado, e a diretora-geral pró-tempore do IFB Campus Brasília, Patrícia Albuquerque, receberam a senadora Leila Barros, autora da emenda parlamentar responsável pelo projeto.
Espalhados pelos dez campi do IFB no Distrito Federal, os Espaços do Servidor são destinados para a promoção do bem-estar, a qualidade de vida, descanso, socialização e descontração dos funcionários e servidores do instituto. A ação foi possível graças à emenda parlamentar da senadora Leila Barros, no valor de R$600 mil reais.
Segundo a diretora-geral pró-tempore do IFB Campus Brasília, Patrícia Albuquerque, essa é uma forma de reconhecer a importância do trabalho colaborativo de servidores e funcionários para a realização e manutenção das atividades e demais espaços do campus. “Poder oferecer a oportunidade para tantas pessoas de um espaço para ‘desopilar’, promover o convívio é algo realmente muito feliz para nós” disse a diretora-geral.
Realizada com a “materialização da destinação de recursos públicos”, a senadora Leila Barros agradeceu à reitora e ao IFB pela “responsabilidade e preocupação com o coletivo”. “É fundamental que se traga para esses profissionais, que tiveram que se reinventar depois de uma pandemia, políticas de oferta não só de melhores condições de trabalho, mas momentos de oferta de convívio, de descanso, de tranquilidade”, discursou a parlamentar.
A reitora do IFB, Luciana Massukado, destacou a relevância de tais espaços de integração e atenção à saúde física, emocional e social de servidores e funcionários dentro do IFB, dando ênfase ao “cuidado para quem cuida”.
Inaguração do Biodigestor do IFB Campus Brasília
Como parte da política de compromisso do Instituto Federal de Brasília com a sustentabilidade em todos os seus campi, o IFB Campus Brasília inaugurou no dia 24 de julho, segunda-feira, o Biodigestor do Campus Brasília. O projeto foi desenvolvido com tecnologia própria dos docentes do campus, e com apoio do Ministério de Desenvolvimento Regional.
Trata-se de um biodigestor de matéria orgânica, que após processos mecânicos e químicos, consegue transformar os resíduos em biofertilizantes e biogás, que será destinado para abastecer as cantinas e refeitórios. Segundo o professor Marcelo Rodrigues, o biodigestor não vai ser só capaz de aproveitar na sua totalidade os resíduos orgânicos produzidos no IFB Campus Brasília mas também possibilitou outras iniciativas, como atividades de formação dos alunos no aproveitamento de resíduos ou a implementação de novos projetos, como futuramente uma horta para o campus.
Visando à conscientização dos alunos, servidores e funcionários, a diretora-geral pró-tempore d
Para a reitora Luciana Massukado, “é apenas através da união das atividades e dos membros da comunidade que projetos como esse conseguem ser implantados e irem para frente”.
Redes Sociais