Página inicial > Brasília > Espetáculo “Aquário de Almas Sutis: corpos estelares e falsos brilhantes”: temporada de agosto

Criado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 16h24 | Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 16h24 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 07h11 | Acessos: 578
imagem sem descrição.

O IFB Campus Brasília divulga o espetáculo “Aquário de Almas Sutis: corpos estelares e falsos brilhantes”, construído sob a direção geral, pesquisa, concepção e coreografia do professor do IFB Diego Pizarro. Entre o elenco, estão presentes quatro estudantes do curso de Licenciatura em Dança do IFB.

O espetáculo

O espetáculo de dança contemporânea “Aquário de Almas Sutis: corpos estelares e falsos brilhantes” tem como inspiração a obra coreográfica original (solo) “Élice” e o universo musical da cantora Elis Regina. Trata-se de uma ode somático-performativa ao universo musical da cantora Elis Regina, aprofundando-se nas questões que envolvem os temas políticos, sociais e relacionais das músicas que fazem parte do seu repertório. A dança, as práticas somáticas e a pesquisa vocal são elementos presentes no processo criativo, a fim de experimentar modos integrados de criação em dança. A montagem busca promover e alimentar o cenário atual da dança no Distrito Federal, ao promover audição no formato de mini residência para a seleção do elenco.

Os temas que envolvem a cantora Elis Regina são inúmeros e vários desdobramentos podem e merecem ser realizados no intuito de manter vivo o legado artístico deixado ao país por uma de suas maiores cantoras. A proposta aqui é continuar a pesquisa de seu repertório, envolvendo dramaturgicamente no movimento dançado os temas sobre os quais ela canta com seu arrebatamento artístico.

Elis Regina cantou sobre o povo brasileiro. O seu repertório e o arrebatamento de suas interpretações fizeram dela uma cantora popular. Como consequência, exportou música popular brasileira de qualidade para diversos países. Os aspectos sociais e políticos da obra de Elis são evidenciados pelas letras das músicas que escolheu para o repertório de seus discos. E em se tratando de música, ela ainda militou incessantemente pela sua classe, lutando a favor dos músicos em diversas ocasiões, com ações muito precisas frente às associações dessa classe.

Com seis dançarinos em cena, a montagem passou por processo de audição pública em formato de minirresidência artística para composição do elenco.

“Trazer Elis Regina para um palco de Dança é resgatar o poder do apelo social e político de sua arte. A música de Elis Regina é provocativa. Assim é também seu desempenho cênico. Resgatar o acervo musical e biográfico da cantora para montar um espetáculo de dança contemporânea com artistas do Distrito Federal é resgatar o legado da arte brasileira e atualizar em dança um universo menos conhecido das novas gerações”, comenta Diego Pizarro, diretor geral do projeto.

Temporada agosto de 2023

Aquário de Almas Sutis: corpos estelares e falsos brilhantes

5 a 27 de agosto — sextas e sábados às 20h, domingos às 19h

Debates temáticos — 5, 12, 18, 19, 26 de agosto, com LIBRAS

TEATRO INVENÇÃO BRASILEIRA

QSB 13, Bloco B, Loja 5, Mercado Sul. Taguatinga/DF

4 a 6/8 — sexta e sábado 20h, domingo 19h

5/8 — Debate temático com LIBRAS

Ingressos: https://www.sympla.com.br/aquario-de-almas-sutis-corpos-estelares-e-falsos-brilhantes__2096043

ESPAÇO PÉ DIREITO

Vila Telebrasília 23 — Brasília/DF

11 a 13/8 — sexta e sábado 20h, domingo 19h

12/8 — Debate temático com LIBRAS

Ingressos: https://www.sympla.com.br/aquario-de-almas-sutis-corpos-estelares-e-falsos-brilhantes__2096044

TEATRO GARAGEM

Av. W4 Sul, SEPS 713/913 Lt. F, Brasília/DF

18 a 20/8 — sexta e sábado 20h, domingo 19h

19/8 — Debate temático com LIBRAS

Ingressos: https://www.sympla.com.br/aquario-de-almas-sutis-corpos-estelares-e-falsos-brilhantes-copia__2096052

CAIXA CULTURAL

Lotes 3/4, SBS Q. 4 — Asa Sul, Brasília/DF

25 a 27/8 — sexta e sábado 20h, domingo 19h

26/8 — Debate temático com LIBRAS

Ingressos: https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Brasilia.aspx

Direção Geral, pesquisa, concepção e coreografia: Diego Pizarro

Assistência de direção e coreografia: Sabrina Cunha

Preparação musical, direção rítmica e ensaiadora: Victória Oliveira

Criação musical: João Lucas

Direção de Arte, Cenografia e figurinos: Roustang Carrilho

Consultoria em dramaturgismo: Nayara Brito e Tarina Quelho

Fotografia: Tom Lima e Thiago Sabino

Maquiagem: Sandra Kelly

Iluminação: Ana Quintas

Pessoas dançarinas: Camilla Nyarady, Cleani Calazans, Guilherme Victor, Isabel Oliveira, Romulo Santos, Rômullo Viana Costa.

Dançarina estagiária: Rosana de Souza

Produção: LINHA 3 produções culturais

Assessoria de Imprensa: Josuel Junior

Designer gráfico: Ricardo Augusto Mendes dos Santos

Intérprete de LIBRAS: Lucas Joab Mariano Cardoso.

Realização: CEDA-SI - Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação

Agradecimentos: Sulian Vieira Pacheco, Márcia Lusalva, Anastácio Reis (Charllys Reis), Casa Esquina Criativa, Larissa Lamarck, Tribal Alimentação, Instituto Federal de Brasília, Universidade de Brasília, IFestival Dança.

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF)