Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Estudantes de Eventos aprendem sobre Cozinha Molecular com Chef Alexandre Rigon
Início do conteúdo da página

Estudantes de Eventos aprendem sobre Cozinha Molecular com Chef Alexandre Rigon

Criado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 10h04 | Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 10h04 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 07h01 | Acessos: 299
imagem sem descrição.
Os alunos do curso técnico subsequente em Eventos (EaD) do Instituto Federal de Brasília (IFB) tiveram uma aula especial na última segunda-feira, 21 de agosto. Eles participaram de uma oficina sobre Cozinha Molecular, ministrada pelo professor chef Alexandre Rigon, que, junto com a professora Queila Pahim, ministra a disciplina de Alimentos & Bebidas neste semestre.

A oficina foi dividida em dois momentos: o primeiro foi uma parte teórica, na qual os estudantes aprenderam sobre a gastronomia dentro do cenário de eventos, como os profissionais que compõem a cozinha, os uniformes, a elaboração de cardápios e outros aspectos. O segundo foi uma parte prática, na qual os alunos puderam observar o trabalho de Alexandre Rigon e degustar pequenas esferas de “caldinho de feijão com bacon”, uma das criações da Cozinha Molecular.

A Cozinha Molecular é uma área da gastronomia que utiliza técnicas e conhecimentos científicos para criar novas texturas, sabores e formas dos alimentos. Por exemplo, o chef Alexandre mostrou como fazer um molho bechamel, que se assemelha ao conhecido molho branco, mas com uma consistência mais cremosa e saborosa.

Os alunos ficaram encantados com a experiência e elogiaram a iniciativa dos professores.
 
“Conhecer um pouco da cozinha molecular com o professor chef Alexandre Rigon foi incrível. Essa aprendizagem na prática traz um grande diferencial para nossas aulas”, afirma Tânia Lúcia Franklin.
 
“Agradeço aos Professores Queila e Alexandre Rigon pela excelente aula, tamanho profissionalismo e experiência ofertados para nós, alunos do IFB. Somos privilegiados em ter essa troca de conhecimentos”, enfatiza Rossana Montenegro.

O objetivo do encontro foi proporcionar uma experiência imersiva, em que os alunos pudessem compreender de forma prática alguns conteúdos da disciplina de Alimentos & Bebidas. A oficina também contribuiu para ampliar o repertório cultural e gastronômico dos estudantes, que poderão aplicar esses conhecimentos em seus futuros eventos.
Fim do conteúdo da página