Iniciada nova edição do projeto de Educação Midiática no IFB em parceria com a UnB
Em sua 2ª edição, o projeto de Educação Midiática entre o Instituto Federal de Brasília e a Faculdade de Comunicação da UnB retomou suas atividades para este semestre, em encontro realizado no dia 31 de agosto, no IFB Campus Brasília. O projeto é uma iniciativa que faz uso de estratégias de Educomunicação e tem como objetivo promover e contribuir com ações conjuntas entre os estudantes do IFB e os extensionistas do programa de Comunicação Comunitária da Fac/ UnB.
Na abertura do programa, trinta estudantes do Ensino Médio do IFB, da turma do primeiro ciclo de Eventos, estiveram na tarde dessa quinta-feira (31/07) com a equipe da Faculdade de Comunicação (UnB), em um encontro inicial para apresentação do projeto, que será realizado durante todo o semestre.
Os estudantes do Instituto deram suas impressões sobre o que é para eles o tema "Educação Midiática" e sua relação no dia a dia com as mídias e redes digitais. Além disso, participaram de um questionário sobre o perfil informacional dos jovens sobre as mídias, aplicado pelos extensionistas de Comunicação.
As atividades de Educomunicação serão realizadas sempre às quintas-feiras, das 15h10 às 17 horas, no IFB Campus Brasília, com abordagens diferentes em oficinas de alfabetização midiática e informacional (AMI), com foco em vivências práticas e interativas. Também estão previstas visitas a estúdio de emissora de TV pública ou privada e um bate-papo com jornalistas locais da cidade.
Para a professora Patrícia Albuquerque, responsável pela turma, é uma excelente experiência para os estudantes conhecerem melhor a temática de forma prática e integrada. "Este semestre, meus alunos estão cursando a disciplina de Oficina de Atendimento e Comunicação e, por meio desse projeto de Educação Midiática, será possível ampliar a visão deles sobre os processos comunicacionais. Será um complemento importante a sua formação, integrando o mundo profissional hiperconectado e o olhar da universidade", reforçou ela.
Projeto Educom – Educação Midiática no IFB, com um olhar crítico jovem
O Educom é uma proposta de educomunicação desenvolvida dentro de uma perspectiva digital e informacional, no qual os jovens estão cada vez mais conectados. O projeto fala a linguagem dos nativos digitais e tem como protagonistas os estudantes: sejam os estudantes do IFB como atores nesse aprendizado ou mesmo os estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UnB, proponentes das dinâmicas.
Diante do cenário midiático, o projeto tenta responder a uma necessidade urgente dos dias atuais em relação à formação do senso crítico do estudante do ensino médio como cidadão em nosso país. Além disso, busca compreender e pesquisar o que pensam os estudantes de ensino médio sobre questões tão atuais, como: "O que é notícia?"; "Quais as principais fontes de informação dos jovens hoje?"; "Credibilidade e legitimidade da informação nas redes sociais"; e "Como ter um olhar mais crítico diante dos noticiários?". Esses e tantos outros aspectos importantes na formação do jovem cidadão, principalmente como responsabilidade social, são abordados durante a programação das atividades.
Confira a agenda prévia do Educom no IFB (cronograma)
Turma: Estudantes do Ensino Médio, 1º Ciclo de Eventos
Professora: Patrícia Albuquerque
Turno: Vespertino
Local: IFB Campus Brasília
Oficina 01: 31/8 – Apresentação da proposta para turma do IFB e levantamento de expectativas e perfil de acesso e conhecimento sobre TICs
Dinâmica de apresentação da turma, participantes da Faculdade de Comunicação da UnB e atividades a serem realizadas. Além disso, aplicação de questionário sobre acesso à internet e conhecimento sobre TICs.
Oficina 02: 14/9 – Oficina de alfabetização midiática e informacional (AMI) sobre competências para participação, criticidade e criatividade no contexto da comunicação digital
Dinâmica com o jogo Farsante, desenvolvido pelos estudantes da disciplina de Tecnologias da Comunicação da Faculdade de Comunicação da UnBcom temas sobre: redes sociais, desinformação, privacidade e segurança dos dados, saúde mental, inteligência artificial e bolha informacional.
Divisão dos estudantes do IFB em grupos para pesquisa e desenvolvimento de fanzine e organização dos materiais necessários (próximo encontro).
Oficina 03: 21/09 – Oficina de alfabetização midiática e informacional (AMI) para elaboração de fanzine sobre comunicação digital
Explicação sobre a produção de fanzine sobre comunicação digital e produção pelos estudantes do IFB de fanzine em grupo.
Oficina 04: 28/09 – SEMUNI 2023 (Semana Universitária UnB) e visita aos espaços da FAC/ UnB
Exposição e distribuição dos fanzines produzidos pelos estudantes do IFB na Semuni 2023.
*Em agendamento posterior, visita a estúdio da TV Brasil (Empresa Brasil de Comunicação – EBC) e bate-papo com jornalistas locais no IFB Campus Brasília.
Quer saber mais sobre o projeto
Assista à última reportagem veiculada pelo Canal Futura, no programa Idade Mídia, Temporada 4, episódio 11: https://globoplay.globo.com/v/11825203/?s=0s.
Confira — Os registros da 1ª edição do projeto realizado em 2022, que contou com a participação de jornalistas locais, podem ser conferidos aqui ou no episódio especial transmitido na TV IFB e pela UnB TV.
Redes Sociais