Projeto Integrador promove Roda de Conversa sobre ISTs no IFB Campus Brasília
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são um grave problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Elas são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e podem ser transmitidas por meio do contato sexual sem o uso de preservativo ou da mãe para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Algumas ISTs podem não apresentar sintomas, mas se não forem diagnosticadas e tratadas adequadamente, podem levar a complicações graves, como infertilidade, câncer ou morte. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou um aumento expressivo no número de casos de algumas ISTs nos últimos anos. De 2010 a 2020, por exemplo, o Brasil registrou 783 mil casos de Sífilis, que segue crescendo de forma expressiva, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Para debater esse assunto e falar também sobre contraceptivos, o Projeto Integrador “Gravidez na adolescência”, realizado pelos estudantes da turma 1º B do EMI em Informática, sob a orientação da professora Paula Dutra Queiroz, está organizando uma roda de conversa sobre ISTs. A atividade acontecerá nesta sexta, 15 de setembro, às 14h, no Hall do bloco C do IFB Campus Brasília. A atividade contará com a participação da enfermeira Ana Tereza, do Hospital Universitário de Brasília (HUB), que vai esclarecer as principais dúvidas sobre as ISTs e os cuidados necessários para uma vida sexual saudável.
O objetivo é promover a educação sexual e a conscientização dos jovens sobre as consequências da gravidez precoce.
A participação na roda de conversa é gratuita, para toda a comunidade acadêmica. Participe!
Redes Sociais