Página inicial > Brasília > Profissionais de eventos compartilham experiências com alunos do IFB

Profissionais de eventos compartilham experiências com alunos do IFB

Criado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 18h23 | Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 18h23 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 18h23 | Acessos: 688

Na sexta-feira, 22 de setembro de 2023, o IFB Campus Brasília realizou uma Roda de Conversa sobre “Vivências em Eventos”. O evento, organizado pelas professoras Juliana Viegas e Mônica Loureiro, teve a participação de quatro profissionais da área, que falaram sobre seus desafios e sucessos. Eles abordaram também aspectos como planejamento, execução, comunicação, protocolo e acessibilidade nos eventos. O evento foi híbrido, com um dos palestrantes pelo Google Meet.

O objetivo da Roda de Conversa foi “pensar a importância da prática na construção dos saberes dos estudantes de eventos”, segundo as organizadoras. Elas destacaram que “não há teoria sem prática” e que aprender com pessoas que têm histórias na área é uma oportunidade de enriquecimento para os alunos do curso do IFB.

Jorge Gilberto Azevedo, diretor-geral do Hotel San Marco, falou sobre a importância de se encarar qualquer evento como uma festa agradável para os participantes e para os organizadores, ressaltando que eventos comerciais devem acompanhar a rapidez do mundo atual. Djacy Mangueira, professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (São Paulo), em sua participação via Google Meet, enfatizou a importância de compartilhar o conhecimento e de promover o encontro entre as pessoas por meio dos eventos. Ele também comentou sobre a lacuna de aprendizagem formal na área e o desafio do IFB em contribuir com a formação dos profissionais do setor.

Allan Reis, assistente de cerimonial da Casa Civil da Presidência da República, contou sobre sua experiência no cerimonial da Presidência da República, destacando que trabalhar na área é gostar de pessoas e cuidar da vida pública e da imagem profissional. Por fim, Ana Paula, como fonoaudióloga, trouxe para a roda de conversa sua experiência com oratória e como técnica em eventos formada pelo IFB. A palestrante ensinou exercícios para aliviar a tensão antes de falar em público e ressaltou a importância da expressão corporal aliada à comunicação oral.

O evento contou com a presença das turmas dos cursos técnico e de tecnologia em eventos do IFB, que interagiram com os convidados. Além disso, os estudantes participaram da organização e produção da Roda de Conversa. Uma das estudantes, Júlia Marcomini, disse que a atividade foi importante para ela e seus colegas. “Ver pessoas com tantas experiências e vivências para compartilhar conosco ampliou a nossa visão e conhecimento”, afirmou.

A Roda de Conversa foi uma iniciativa das professoras Juliana Viegas e Mônica Loureiro, que pretendem realizar outras atividades semelhantes no futuro. Elas agradeceram aos convidados e aos alunos pela participação. Elas também ressaltaram a importância desses espaços de troca para a formação dos estudantes do curso do IFB.