Página inicial > Brasília > IFB Campus Brasília realiza formação sobre biodigestor e avança rumo ao lixo zero

Criado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 11h38 | Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 11h38 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 11h38 | Acessos: 261
imagem sem descrição.

O IFB Campus Brasília realizou, no dia 26 de setembro, uma ação de formação sobre o biodigestor, um equipamento que transforma resíduos orgânicos em biogás e biofertilizante. A ação contou com a participação da Diretora-Geral, Christine Rebouças Lourenço, da Diretora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Sylvana Santos, do Diretor de Ensino, Marcelo Rodrigues, e demais membros da gestão do IFB Campus Brasília (coordenadores e servidores com funções), além de servidores terceirizados e estudantes monitores. A ação teve grande adesão por parte da comunidade acadêmica e só não estiveram presentes os membros da gestão que estavam envolvidos em outras atividades do campus que não podiam ser interrompidas. Convidados (servidores, docentes e estudantes) de outros campi também estavam presentes.

A ação foi dividida em três partes. A primeira aconteceu na sala do Mestrado, no bloco A, do IFB Campus Brasília, com uma fala da professora Simone Pinheiro, coordenadora de sustentabilidade. Ela explicou a diferença entre lixo e resíduo, como descartar o lixo corretamente, qual o papel das cooperativas que atuam com os recicláveis, por que devemos colaborar separando o lixo em casa e como será a separação do lixo no campus. Ela também apresentou o biodigestor e seus benefícios. “O biodigestor é a estratégia que vai reduzir 50% do desvio para o aterro sanitário; afinal, 50% do que mandaríamos para o aterro vamos cuidar no campus. Além disso, o IFB Campus Brasília já tem lixeiras e grande parte da estrutura para se tornar lixo zero. A perspectiva para o futuro é a certificação de campus lixo zero, e isso significa destinar 90% do que produzimos de resíduo para a reciclagem”, afirmou.

A professora Simone destacou a importância da gestão de resíduos para o IFB Campus Brasília: “O Campus precisa regularizar a gestão de resíduos. Atualmente estamos irregulares. Além disso, somos uma escola, um ambiente de educação e isso inclui educação ambiental. Temos que ser exemplo. O Campus Brasília deu um importante passo exigindo a presença de toda a equipe de gestão. Nossa diretora quer e está disposta a dar o exemplo.”

A segunda parte foi a apresentação e demonstração do biodigestor, com o professor Marcelo Rodrigues, Diretor de Ensino do IFB Campus Brasília. Ele explicou como funciona o equipamento e quais são as suas vantagens: “O biodigestor consegue fazer a conversão dos resíduos orgânicos do campus em biogás e biofertilizante. O biogás vai ser utilizado no fogão, e o biofertilizante pode ser utilizado para adubar as plantas, por exemplo”. Ele também ressaltou que o biodigestor envolve um compromisso coletivo. “Ele depende, na verdade, de toda uma comunidade girando ao redor de uma separação, de uma gestão de resíduos adequada. Isso tem que ser constante, porque a gente sabe que é complexo e entendemos que toda a comunidade do IFB precisa estar envolvida. Não é uma questão individual”, ressaltou.

No último momento da ação, a Diretora do IFB Campus Brasília, vestida com as EPIs adequadas, inaugurou o funcionamento do biodigestor, orientada pelo professor Marcelo. Christine Rebouças ressaltou o compromisso do campus com esse novo momento: “Estamos muito felizes em dar esse passo importante para a sustentabilidade e a educação ambiental. O biodigestor é um símbolo da nossa responsabilidade com os resíduos que geramos e com o planeta que habitamos. Queremos que toda a comunidade do IFB se envolva nesse projeto e faça a sua parte”, disse.

A ação de formação sobre o biodigestor foi um passo importante para o IFB Campus Brasília se tornar um campus lixo zero, um exemplo de sustentabilidade e educação ambiental. A iniciativa faz parte do projeto “Semana Lixo Zero”, coordenado pela professora Simone Pinheiro, que visa promover a gestão adequada dos resíduos gerados no campus, reduzindo o impacto ambiental e social da sua produção e destinação. O projeto conta com o apoio da Direção-Geral e demais diretorias e já está sendo acolhido como um movimento importante por toda a comunidade acadêmica.