Página inicial > Brasília > IFB recebe visita de professores do IFMS

IFB recebe visita de professores do IFMS

Criado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 10h46 | Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 10h46 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 10h48 | Acessos: 304
imagem sem descrição.

O IFB Campus Brasília recebeu, nos dias 25 e 26 de setembro, a visita de uma equipe de professores do IFMS, Campus Aquidauana, que vieram conhecer experiências inovadoras na educação. Entre as escolas visitadas, estavam a escola classe 115 norte, a comunidade de aprendizagem do Paranoá e o próprio IFB, onde eles tiveram contato com o PPC inovador do curso de Ensino Médio Integrado em Eventos.

O curso de Eventos é o primeiro do IFB que adota uma metodologia baseada em ciclos de aprendizagem, em que as estudantes são avaliadas por suas competências e não por notas. Além disso, o curso promove a autonomia das estudantes, que podem escolher os temas de seus projetos e atuam de forma colaborativa, sendo monitoras e contando com o auxílio de outras colegas no processo de aprendizagem nas disciplinas em que possuem mais dificuldade.

A coordenadora do curso de Eventos, Alice Watson, foi a responsável por receber os visitantes e apresentar o projeto pedagógico do curso. Ela contou que a relação com o IFMS começou durante a pandemia, quando ela foi convidada para fazer uma palestra sobre comunidade de aprendizagem para os professores do Campus Aquidauana. “Eles ficaram interessados no nosso curso e planejavam uma visita desde que a pandemia terminou”, disse Alice.

Entre os visitantes, estava a diretora-geral do Campus Aquidauana, Hilda Ribeiro Romero, que elogiou a iniciativa do IFB. “Estamos aqui para conhecer essa ação inovadora do curso de Eventos. O que mais destacamos é a autonomia do estudante. Percebemos, através das entrevistas e também da prática pedagógica, essa autonomia. O estudante é autônomo para o seu conhecimento e isso é muito significativo, porque o cidadão vai tornar-se um cidadão autônomo, com suas responsabilidades, conhecedor dos seus direitos, limites e também com respeito ao próximo", afirmou Hilda.

Ela destacou ainda a importância da troca de experiências entre as instituições da rede federal. “A nossa rede tem muita inovação. A gente precisa dessa troca, pois a rede é muito rica. A nossa visita fortalece a nossa convicção da educação profissional”, disse.

A visita técnica foi uma oportunidade para os professores do IFMS conhecerem mais sobre o curso de Eventos e também sobre outras práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas no IFB e em outras escolas de Brasília. A equipe saiu daqui encantada com o que viu e pediu mais materiais e trocas com o IFB. Alice Watson disse que espera que essa parceria se fortaleça e gere novos projetos e formações. “Foi uma troca muito rica e que deve dar alguns desdobramentos”, concluiu.