Página inicial > Brasília > Projeto de Educação Midiática no IFB oferece aos estudantes atividades criativas e acadêmicas

Criado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 15h21 | Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 15h21 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 15h21 | Acessos: 405

O projeto de Educação Midiática "Educom.com" no IFB tem tido uma programação agitada nas últimas semanas. A iniciativa é realizada por meio de parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, pelo programa de Comunicação Comunitária. Neste semestre, a proposta acontece na turma dos estudantes do ensino médio, da professora Patrícia Albuquerque, na unidade do IFB Campus Brasília. Em sua segunda edição no Instituto, trinta estudantes do curso de Eventos têm participado de oficinas e práticas ativas para desenvolvimento de habilidades e competências midiáticas.

Dentro da programação, os estudantes do IFB estão desenvolvendo uma proposta de produção e criação de fanzine, em que são exploradas percepções criativas e críticas nesse processo de aprendizagem. Assim, é possível acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos, dos impressos aos digitais.

Programa de Educação Midiática na Semana Universitária FAC/UnB

No dia 29 de setembro, os estudantes e as professoras do IFB estiveram na Semana Universitária da UnB (Semuni) e visitaram os espaços da Faculdade de Comunicação, recebidos pelos extensionistas e estudantes do Programa de Comunicação Comunitária.

Agenda IFB na Semuni

15h30 — Recepção dos estudantes do IFB no Campus Darcy Ribeiro e divisão das turmas
16h — Turma 1   Fechamento fanzine, e turma 02 – visita técnica à Faculdade de Comunicação (UnB)
16h30 — Turma 2   Fechamento fanzine, e turma 01 – visita técnica à Faculdade de Comunicação (UnB)
17h — Visita ao Instituto Central de Ciências (ICC) – Semuni
17h30 — Encerramento da visita à UnB

A professora Patrícia Albuquerque do IFB contou que os estudantes estavam bem animados com a visita à UnB.  "É uma oportunidade de se aproximarem desse espaço acadêmico e perceberem que podem dar continuidade aos seus estudos em uma universidade pública e gratuita", disse. A próxima atividade dos estudantes, no projeto de Educom, será no dia 19 de outubro com a visita guiada pelos extensionistas da FAC/UnB aos estúdios da TV Brasil (Empresa Brasil de Comunicação) e TV Record, emissora privada.

Saiba Mais: I Semana Brasileira de Educação Midiática

Inédita, a Semana Brasileira de Educação Midiática ocorrerá entre os dias 23 e 27 de outubro e será promovida pela Secom em parceria com o Ministério da Educação (MEC) — contando também com o apoio de organizações da sociedade civil que atuam na temática. O evento representará a participação oficial brasileira na Media and Information Literacy Week (MIL Week) da Unesco, um evento global que acontece anualmente, desde 2011, e promove iniciativas de educação midiática. Este ano, o evento mobiliza os países em torno do tema "Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais: uma agenda global coletiva".