Página inicial > Brasília > Estudantes do IFB Campus Brasília, encenam clássicos da literatura brasileira

Estudantes do IFB Campus Brasília, encenam clássicos da literatura brasileira

Criado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 10h13 | Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 10h13 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 10h13 | Acessos: 250
imagem sem descrição.

Na última sexta-feira, dia 6 de outubro, o IFB Campus Brasília foi palco de uma mostra de teatro realizada pelos estudantes do Ensino Médio Integrado em Informática. Os estudantes apresentaram peças de teatro baseadas em seis clássicos da literatura brasileira: Helena, de Machado de Assis; Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna; O Ateneu, de Raul Pompéia; Iracema, de José de Alencar; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; e A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo.

O projeto foi coordenado pela professora Simone Lopes, com apoio da professora Karla Vivianne. As docentes tinham como objetivo fazer os alunos se aproximarem dos clássicos brasileiros através de uma outra linguagem artística. A proposta incluía também o desejo de que os alunos fossem além da leitura dos livros, e que se relacionassem com eles de um modo mais lúdico e inventivo.

Um dos estudantes que participaram do projeto foi Paulo Henrique Viana Araújo, que interpretou o personagem Dr. Camargo na peça Helena, baseada no romance homônimo de Machado de Assis. Ele contou como foi a experiência de fazer teatro pela primeira vez. “Para mim foi muito legal o processo de criação da peça. Eu me estressei bastante, porque nunca tinha feito um teatro. Bati muita cabeça para treinar as falas, pois era um contexto do passado. Mas que bom que deu tudo certo. Na apresentação eu fiquei muito nervoso e ansioso. Esqueci algumas falas, mas eu me virei. E também tentei me jogar no personagem e fui até o final”, comentou.