Página inicial > Brasília > Abertas inscrições para oficinas e cursos do Programa Qualidade de Vida

Abertas inscrições para oficinas e cursos do Programa Qualidade de Vida

Criado: Segunda, 27 de Agosto de 2012, 10h10 | Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2012, 10h10 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 4943

A Coordenação de Extensão do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) lançou o Programa Qualidade de Vida, que tem o objetivo de beneficiar alunos e servidores de toda a instituição. Além disso, também foram lançados dois cursos de extensão, abertos à comunidade em geral.

Estão sendo ofertados para o público interno (estudante e servidores de todo o IFB) seis cursos – dança de salão, alongamento, expressão corporal, dança folclórica, breaking e mulheres em movimento (esse, exclusivo para mulheres). Já para a comunidade em geral estão sendo oferecidos dois cursos de extensão – GYROKINESIS® e Danças Circulares. (Veja, no final da matéria, a relação com mais informações sobre os cursos).

Os interessados devem se inscrever por e-mail, até a data do início de cada curso, com as seguintes informações: nome, curso de interesse, data de nascimento e número do RG. Vale lembrar que os cursos são gratuitos, as vagas são limitadas e a seleção será por ordem de inscrição. As aulas acontecerão das salas de dança do Campus Brasília.

Mais informações pelo e-mail do coordenador de extensão do Campus Brasília, Diego Pizarro, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Curso: Expressão Corporal
Sinopse: Esta oficina propõe novas possibilidades de interação do corpo no espaço e os objetos e sujeitos que nele se encontram. Visa, portanto, que o aluno conquiste autonomia para se expressar nas mais diversas situações. Para isso serão trabalhados princípios de consciência espacial, propriocepção e educação somática.
Duração: de 5 de setembro a 28 de novembro
Dia e horário: quartas-feiras, das 8h às 9h15
Público-Alvo: Alunos e servidores de todos os campi e reitoria do IFB.
Professoras: Janaína Moraes, Rafaela Holanda e Ana Alice.

Curso: Experienciando a relação entre o corpo e o chão no breaking
Sinopse:
Neste curso serão abordadas possibilidades de movimentos no nível chão a partir da dança Breaking e a improvisação com enfoque na percepção dos movimentos.
Duração: de 4 de setembro a 27 de novembro
Dia e horário: terças-feiras, das 12h15 às 13h30
Professoras: Sandra Kelly e Camila Oliveira

Curso: Dança Folclórica

Sinopse: O curso busca trabalhar a cultura popular, ressaltando características de algumas regiões do país, principalmente as festas do povo brasileiro.
Conheça a sensualidade do norte, a alegria do nordeste e o romance do sudeste.
Géssica Fernandes e Rayane Natividade
Duração: de 5 de setembro a 28 de novembro
Dia e horário: quartas-feiras, das 12h às 13h15
Professoras: Géssica Fernandes e Rayane Natividade

Curso: Dança de Salão e visão de corpo no mundo contemporâneo
Sinopse: Esta oficina tem o intuito de trabalhar a Dança de Salão a partir de uma visão contemporânea do corpo. Serão abordadas reflexões sobre movimento e a relação do corpo no espaço e com o outro.
Duração: de 6 de setembro a 29 de novembro
Dia e horário: quintas-feiras, das 12h às 13h15
Público-Alvo: Alunos e servidores de todos os campi e reitoria do IFB.
Professores: Pedrinho Santos, Patrícia Magalhães e Márcia Portela.

Curso: Alongar dançando
Sinopse: Aula de alongamento com atividades complementares que exercitam ritmo e coordenação motora. Para prevenir Alzheimer, melhorar a postura e compreensão de si, melhorar o bem-estar geral, expressar-se e se relacionar com os demais. E, é claro, para aqueles que se permitirem: dançar!
Duração: de 3 de setembro a 26 de novembro
Dia e horário: segundas-feiras, das 12h às 13h15
Professora: Olívia Orthof

Curso: Mulheres em movimento
Sinopse: Esta vivência irá abordar o ritmo, a musicalidade e a respiração, numa investigação da memória corporal de cada participante, despertando o movimento consciente e a criatividade peculiares ao corpo feminino.
Duração: De 04 de setembro a 27 de novembro
Dia e horário: terças-feiras, das 12h às 13h15
Carga Horária: 20h
Público-Alvo: Público feminino da comunidade interna do IFB: mulheres de todas as idades, gestantes ou lactantes.
Professoras: Lidiane Ramos e Marcela Alvim

Curso: Danças Circulares
Sinopse: As Danças Circulares Sagradas estão na história de todos os povos, carregam significados e símbolos presentes nas culturas e se revela como uma prática de extrema importância na organização emocional e na integração das pessoas.
Duração: de 5 de setembro a 5 de dezembro
Dia e horário: quartas-feiras, das 19h30 às 21h30
Vagas: 30 (vinte)
Carga Horária: 40h
Público-Alvo: Aberto à comunidade em geral.
Professora: Telma Romão

Curso: GYROKINESIS®
Sinopse: É uma prática corporal, criada pelo romeno naturalizado americano Juliu Horvath, que atua na tonificação muscular, no aumento da flexibilidade e equilíbrio através de exercícios ondulatórios e rítmicos que primam pela fluidez dos movimentos.  As sequências de exercícios são acompanhadas de padrões respiratórios específicos, trabalhando o corpo todo a partir de movimentos da coluna vertebral.
Duração: de 31 de agosto a 7 de dezembro.
Dia e horário: sextas-feiras, das 12h30 às 13h30
Vagas: 30 (vinte)
Carga Horária: 20h
Público-Alvo: Aberto à comunidade em geral.
Professor: Diego Pizarro