Página inicial > Brasília > Estudantes do IFB apresentam projeto de segurança com Arduino e NFC na SNEPT

Estudantes do IFB apresentam projeto de segurança com Arduino e NFC na SNEPT

Criado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 10h54 | Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 10h54 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2023, 10h54 | Acessos: 287
imagem sem descrição.

Estudantes do terceiro período do curso superior de Tecnologia em Sistemas para a Internet realizaram no sábado, 21 de outubro, durante todo o dia, demonstrações na Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Os discentes, que já haviam feito uma primeira demonstração na SNEPT, no dia 18, deram continuidade à apresentação do projeto intitulado Arduino + NFC: uma combinação mágica para projetos inovadores.

A proposta havia sido aprovada no edital 15/2023 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFB. Das 30 propostas apresentadas, 28 foram aprovadas, e o projeto dos estudantes foi o primeiro colocado. Integraram a equipe, orientada pelo professor Fábio Henrique M. Oliveira, os discentes: Arthur Damacena Silva; Eduardo Vieira Campos; Gabriel William Queiroz e João Pedro Della Rocca de Camargos.

Inicialmente a proposta foi sugerida dentro do componente curricular Projeto Integrador e apresentada como forma de maximizar a segurança no acesso ao IFB Campus Brasília, por meio de um dispositivo que faria a leitura, via NFC, do celular dos membros da comunidade acadêmica que frequentavam o campus. Segundo Arthur Damacena Silva, foi apresentado um protótipo que fornecia feedbacks visual e sonoro do acesso, que poderia ser liberado ou não. “Os visitantes que vieram ao estande do IFB Campus Brasília na SNEPT tiveram a demonstração de um sistema protótipo de gerenciamento de acesso”, disse.

Crédito das fotos: Arthur Damacena e Eduardo Vieira