IFB Campus Brasília faz parte da Semana Brasileira de Educação Midiática
O IFB Campus Brasília convida a comunidade externa e interna para participarem das atividades que serão realizadas na Semana Brasileira de Educação Midiática, que ocorre nos dias 23 a 27 de outubro de 2023. A Semana é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a UNESCO e organizações da sociedade civil e tem como objetivo promover a educação midiática em todo o território nacional.
A educação midiática visa desenvolver as competências necessárias para que as pessoas possam acessar, analisar, criar e compartilhar informações de forma crítica, ética e responsável nos diversos meios de comunicação e nas plataformas digitais. A Semana acontecerá simultaneamente ao evento global da UNESCO sobre Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week 2023), fortalecendo a conexão do Brasil com o debate internacional sobre o tema.
Confira a seguir as atividades ofertadas pelo IFB Campus Brasília:
Cine Clube Don’t Look. O cineclube do IFB Campus Brasília, em parceria com a Faculdade de Comunicação da UnB, exibirá o filme “Don’t Look Up”, uma sátira sobre a desinformação e a negação da ciência na sociedade atual, seguido de um debate com os participantes.
- Organização: Professoras Patrícia Albuquerque de Lima, Alice Watson e Lidianne Santos.
- Dia 25/10.
- Horário: 14h10.
- Público-alvo: comunidade interna - estudantes do Ensino Médio Integrado do IFB Campus Brasília.
Propostas de educação midiática em ambiências digitais: um olhar dos estudantes do Instituto Federal de Brasília. Oficina realizada pelo IFB Campus Brasília, em parceria com a Faculdade de Comunicação da UnB, que traz resultados de um projeto de pesquisa-ação que envolveu os estudantes do IFB na elaboração de propostas pedagógicas para a educação midiática em diferentes contextos educacionais.
- Organizadora: professora Alice Watson.
- Dia 26/10.
- Horário: 15h.
- Público-alvo: comunidade interna - estudantes do Ensino Médio Integrado do IFB Campus Brasília.
Racismo algorítmico e outros problemas de viés no uso da inteligência artificial generativa. Aula aberta que abordará os conceitos e os exemplos de racismo algorítmico, que é a discriminação racial produzida ou reproduzida por algoritmos, especialmente aqueles baseados em inteligência artificial generativa, que são capazes de criar conteúdos como textos, imagens e sons.
- Organizador: professor Marcos Ramon.
- Dia 26/10.
- Horário: 16h.
- Público-alvo: comunidade interna e demais interessados.
Não perca essa oportunidade de aprender mais sobre a educação midiática e sua importância para a cidadania digital.
Redes Sociais