Página inicial > Brasília > IFB Campus Brasília recebe quatro premiações em congressos de iniciação científica

Criado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 16h39 | Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 16h39 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 16h39 | Acessos: 264

O IFB Campus Brasília foi destaque na cerimônia de premiação dos melhores trabalhos apresentados no 29º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) e 20º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, realizada na tarde do dia 26 de outubro de 2023. Quatro estudantes do curso técnico integrado em Informática receberam menções honrosas e prêmios nas áreas de Artes e Humanidades e Engenharias.

A estudante Maria Fernanda Itacarambi da Silva, orientada pela professora Karla Vivianne Oliveira Santos, recebeu o prêmio destaque na área de Artes e Humanidades com a pesquisa intitulada “Violência contra as mulheres dentro das áreas STEMs”, que aborda os desafios e as barreiras enfrentadas pelas mulheres que atuam nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Maria Fernanda, que está no 3º ano do EMI Informática, participou do projeto de extensão Meninas na Ciência no ConectaIF 2022 e recebeu bolsa CNPq PIBIC-EM durante o desenvolvimento da pesquisa. Ela conta que o IFB abriu muitas portas para ela e que se sente orgulhosa de ser pesquisadora. “Esse prêmio é apenas resultado do que somos incentivados a fazer diariamente na escola, a fazer pesquisa no projeto integrador, a submeter trabalhos com qualidade, resumindo, a pensar fora da caixinha”, afirma.

Ela também destaca o papel do projeto Meninas na Ciência, coordenado pela professora Karla Vivianne, na sua formação. “Ser colocada em contato com mulheres em diversas áreas de atuação me fez perceber que eu posso ser o que eu quiser, que meu gênero não me delimita barreiras, e sim o preconceito das pessoas que o fazem. Graças a tudo isso, hoje é com orgulho que me vejo como pesquisadora, e vejo o papel do IFB e do Meninas na ciência na construção da cientista, mesmo que de ensino médio, que me tornei”, relata.

Outras duas estudantes do 3º ano do EMI Informática também receberam menções honrosas na área de Artes e Humanidades por suas pesquisas sobre a participação das mulheres em cargos de liderança. A estudante Camila Rodrigues Crisostomo, orientada pela professora Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, realizou um estudo quantitativo e qualitativo sobre como incentivar mulheres em cargos de liderança. A pesquisa foi intitulada “Mulheres na Liderança: um estudo quantitativo e qualitativo sobre como incentivar mulheres em cargos de liderança”. Já a estudante Talitha de Souza Pereira, também sob orientação da professora Karla Vivianne, fez uma análise dos desafios enfrentados por mulheres de empresas do plano piloto, em Brasília/DF. O trabalho foi intitulado “Mulheres em cargo de liderança: uma análise dos desafios enfrentados por mulheres de empresas do plano piloto, em Brasília/DF”.

As duas estudantes também participaram do projeto Meninas na Ciência no ConectaIF 2022 e receberam bolsa CNPq PIBIC-EM durante o desenvolvimento das pesquisas.

Na área de Engenharias, o estudante João Eduardo Rodrigues Hall, orientado pelo professor Fábio Henrique Monteiro Oliveira recebeu menção honrosa com a pesquisa “Aprimoramento de sistema para detecção de movimentos com foco no suporte ao diagnóstico da doença de Parkinson”. O trabalho foi realizado na categoria PIBIC-EM apoiado pelo edital de PIBIC-Júnior IFB/FAP-DF. João Eduardo também é estudante do 3º ano do EMI Informática e desenvolveu um sistema que utiliza sensores de movimento para auxiliar no diagnóstico da doença de Parkinson, uma doença neurológica que afeta a coordenação motora.

O IFB Campus Brasília parabeniza os estudantes e os professores orientadores pelas premiações recebidas e pelo excelente trabalho desenvolvido nas pesquisas. Esses resultados demonstram o compromisso do IFB com a produção de conhecimento científico e com a formação integral dos estudantes, incentivando-os a participar de projetos de iniciação científica e de extensão.