Página inicial > Brasília > Estudantes do IFB Campus Brasília visitam reserva ecológica em Pirenópolis

Estudantes do IFB Campus Brasília visitam reserva ecológica em Pirenópolis

Criado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 17h03 | Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 17h03 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 07h16 | Acessos: 218

No dia 28 de outubro de 2023, os estudantes do primeiro ano do curso de ensino médio integrado em Eventos do Instituto Federal de Brasília (IFB), acompanhados pela professora Ariana Lima Freitas e pelos professores Marcello Vieira Lasneaux e Marcos Paulo da Silva, tiveram uma aula diferente: eles visitaram uma reserva ecológica em Pirenópolis, Goiás, e aprenderam sobre a importância da conservação da natureza e do ecoturismo.

A visita faz parte de um dos projetos integradores do curso, que tem um projeto pedagógico inovador e reconhecido nacionalmente. O objetivo é integrar os conhecimentos das disciplinas propedêuticas (previstas pela lei brasileira para o ensino médio) e das disciplinas técnicas, relacionando-os com a realidade e as demandas do mercado de trabalho.

A reserva que os estudantes visitaram é o Santuário Ecológico de Vagafogo, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Uma RPPN é uma categoria de unidade de conservação criada por iniciativa dos proprietários de terras, que se comprometem a preservar a biodiversidade e os recursos naturais de forma perpétua. No Santuário Ecológico de Vagafogo, os estudantes puderam conhecer o conceito de RPPN na prática, observando como o espaço se tornou autossustentável financeiramente por meio do ecoturismo. Eles também puderam explorar a fazenda e as trilhas, aprendendo sobre botânica, ecologia e zoologia. Eles viram diversas espécies de aves, insetos, plantas nativas do cerrado e até uma jiboia.

Além da visita à reserva, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da parte histórica e cultural de Pirenópolis, uma cidade fundada no século XVIII e que preserva sua arquitetura colonial e suas tradições.

Essa foi uma experiência enriquecedora para os estudantes do IFB, que puderam ampliar seus horizontes e desenvolver competências para atuar no segmento de eventos com responsabilidade ambiental e social. A atividade mostra o compromisso da instituição com o ensino público de qualidade, contextualizado e atento aos problemas da atualidade.