Página inicial > Brasília > Estudantes do IFB visitam a infraestrutura de TI do Banco do Brasil na Cidade Digital

Criado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 09h35 | Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 09h35 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 09h35 | Acessos: 364

No dia 7 de novembro de 2023, os estudantes do 3º e 5º período do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFB Campus Brasília realizaram uma visita técnica ao prédio da GBT S.A. Concessionária de Infraestrutura Predial e de Serviços de TI, parceira com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. A GBT S.A. é responsável pela instalação e manutenção da infraestrutura de TI na Cidade Digital – DF, um projeto que visa integrar os serviços públicos por meio de soluções tecnológicas.

Os estudantes foram recebidos por Marcílio Soares, Assessor de TI do Banco do Brasil, que apresentou a história da instituição financeira, com ênfase na evolução da infraestrutura e da tecnologia da informação. Em seguida, os estudantes puderam conhecer os diversos espaços do prédio, desde a área de energia até a área de servidores de processamento.

Os estudantes aprenderam como funciona o processamento do Banco do Brasil, que é feito em locais físicos, sem soluções em nuvem ou gerenciadas por terceiros. Eles ficaram impressionados com os dados apresentados por Marcílio, como, por exemplo, a quantidade de transações feitas por dia no Banco do Brasil (que é maior do que a população de vários países da Europa), o fato de que o Banco do Brasil está entre uma das maiores empresas do mundo em volume de processamento de dados e os planos de contingência para situações de crise, como quedas de energia, ataques cibernéticos etc.

A visita técnica foi um aprendizado importante para os estudantes do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, que puderam ver na prática como funciona uma das maiores infraestruturas de TI do país, e como isso se relaciona com os conceitos e as ferramentas que eles estudam no IFB. O professor Fábio Henrique Oliveira, que mediou e organizou a visita técnica, agradeceu a oportunidade e elogiou a iniciativa da GBT S.A. de abrir as portas para os estudantes do IFB Campus Brasília.