Campus Brasília exibe documentários sobre a cultura afro-brasileira
No dia 7 de novembro, o IFB Campus Brasília realizou a exibição dos documentários “Dessa arte eu sei um pouco”, “Memórias de Saudade” e “O que trago na memória está gravado na história”, no miniauditório do bloco A. O evento contou com a participação do diretor Cled Pereira, dos produtores do curta sobre Lydia Garcia e de aproximadamente 60 alunos ao longo da exibição.
Sobre os documentários
Mestre Paulo dos Anjos foi um dos mais importantes mestres de capoeira da sua época. Através das memórias de seus três discípulos, suas afinidades e divergências com o velho mestre, o documentário “Dessa arte eu sei um pouco” tenta entender como se deu a transmissão desse legado. O filme busca trazer um pequeno fragmento desse imenso universo de conhecimento que é a capoeira, buscando manter vivo na memória não só um grande mestre mas também todo um mundo de se viver essa arte. É um filme sobre capoeira, mas é também um filme sobre solidariedade e companheirismo entre homens negros, que encontraram na capoeira um ambiente agregador que transformou suas vidas.
“Memórias de Saudade” e “O que trago na memória está gravado na história” são dois curtas que nos levam a uma jornada emocionante pela vida de Lydia Garcia, uma renomada professora, virtuosa pianista e uma das figuras pioneiras do movimento negro no Distrito Federal. Esses documentários mergulham delicadamente no rico legado de Lydia, oferecendo um olhar íntimo sobre sua vida e suas notáveis contribuições para a comunidade negra. Desenvolvidos durante a Oficina Registro da Diversidade – Introdução ao Documentário, realizada pelo Sesc Distrito Federal e Núcleo de Audiovisual do Sesc DF, esses filmes são uma homenagem sincera a Lydia Garcia. Através de imagens tocantes, os filmes capturam não apenas a trajetória de Lydia, mas também a sua paixão pela música e seu compromisso com a igualdade racial.
A exibição dos documentários foi organizada pela servidora Ellen Peregrino, do IFB Campus Brasília. A iniciativa teve como objetivo promover a reflexão e o debate sobre a cultura afro-brasileira, especialmente no mês da Consciência Negra, que é celebrado em novembro. Ações como essa são importantes para valorizar a diversidade e o respeito entre as diferentes expressões culturais presentes na nossa sociedade.
Redes Sociais