Página inicial > Brasília > Estudantes do Curso Técnico em Informática apresentam Projetos Integradores

Estudantes do Curso Técnico em Informática apresentam Projetos Integradores

Criado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 17h20 | Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 17h20 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 17h50 | Acessos: 390

Na última terça-feira, 13 de dezembro, o IFB Campus Brasília realizou a apresentação dos Projetos Integradores (PI) dos estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Os projetos envolveram temas, como desenvolvimento de aplicativos, jogos, sistemas web, direitos humanos, sustentabilidade, inclusão, inteligência artificial, entre outros.

A diretora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão do IFB Campus Brasília, Sylvana Santos, que também é professora do curso e integrou a comissão organizadora do evento, destacou a importância dos Projetos Integradores para a formação dos estudantes. “A apresentação dos resultados do Projeto Integrador contribui com a proposta de integração dos conhecimentos do curso EMI. Além disso, o Projeto Integrador promove o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes quando avaliam um problema e propõem solução, pois praticam as hard skills referentes aos conhecimentos técnicos, e têm a oportunidade de desenvolver as soft skills ao trabalhar em grupo, planejar, pesquisar, elaborar cronograma, avaliar riscos, cumprir prazos e fazer entregas. Tudo isso ainda durante o ensino médio!”, afirmou.

O evento foi realizado no Museu da Biblioteca do IFB Campus Brasília, onde os estudantes puderam expor seus projetos e receber o feedback dos visitantes e avaliadores. Os Projetos Integradores são atividades que articulam os conhecimentos teóricos e práticos do curso, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo dos estudantes. Os projetos são desenvolvidos durante todo o ano, com orientação de docentes e com entregas bimestrais. No final do ano, os estudantes apresentam o resultado final das pesquisas e produtos desenvolvidos, em uma ação que une o protagonismo e a preparação para o mundo do trabalho.