Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Encontro de Pesquisa Tecnologias em reabilitação reúne pesquisadores do Brasil e da França no IFB
Início do conteúdo da página

Criado: Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 09h58 | Publicado: Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 09h58 | Última atualização em Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 10h01 | Acessos: 265
imagem sem descrição.

No dia 07 de Dezembro de 2023, o IFB Campus Brasília sediou o Encontro de Pesquisa Tecnologias em reabilitação, um evento que teve como objetivo apresentar e discutir os avanços e desafios na área de desenvolvimento de tecnologias para auxiliar pessoas com deficiências ou limitações físicas.

O encontro contou com a presença de pesquisadores renomados do Brasil e da França, que compartilharam seus projetos e resultados na área de engenharia biomédica, computação, automação e processamento de sinais. Entre eles, estavam Adriano de Oliveira Andrade, Coordenador do programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Yann Morère, Doutor e pesquisador em engenharia da computação, automação e processamento de sinais, que é também docente e investigador na Universidade de Lorraine, França e Guy Bourhis, Professor da Universidade de Lorraine, França, responsável pelo Master EEA (Eletrônica, Energia Elétrica, Automação). Todos eles participam da colaboração internacional entre Brasil e França.

Além dos convidados internacionais, o encontro também teve a participação dos membros do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada do IFB (GPCA), que mostraram suas contribuições para o campo de estudo das tecnologias em reabilitação. O GPCA é formado por professores e estudantes do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI), Ensino Médio Integrado em Informática (EMI Informática) e egressos do curso de TSI.

A diretora-geral do IFB Campus Brasília, Christine Lourenço, deu as boas-vindas aos participantes e fez uma fala de incentivo à pesquisa na área de tecnologias em reabilitação, destacando a importância social e científica deste tema.

O professor Fábio Henrique Oliveira, líder do GPCA e organizador do encontro, agradeceu o apoio do IFMaker, o laboratório de fabricação digital do IFB, que disponibilizou o espaço e os equipamentos para a realização do evento. Ele também ressaltou a relevância dessa parceria: “A cooperação entre pesquisadores do Brasil e da França nos permite trocar saberes e vivências com pesquisadores de alto nível na área de tecnologias em reabilitação, fortalecendo a produção científica do IFB”, afirmou.

O projeto de colaboração internacional entre Brasil e França é fomentado pelo edital CAPES-COFECUB e teve início em 2020. O projeto visa desenvolver uma interface homem-máquina que possa captar e analisar os sinais motores da doença de Parkinson, uma condição neurológica degenerativa que afeta milhões de pessoas no mundo. A interface poderia auxiliar no diagnóstico, monitoramento e tratamento da doença, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

O Encontro de Pesquisa Tecnologias em reabilitação demonstrou o potencial do IFB como um polo de pesquisa e inovação na área de tecnologias em reabilitação. O evento também contribuiu para a divulgação e o fortalecimento da cooperação científica entre o Brasil e a França, que pode gerar benefícios para a sociedade e para o desenvolvimento científico e tecnológico dos dois países.

Fim do conteúdo da página