Página inicial > Brasília > Estudantes e professoras do IFB, Campus Brasília, apresentam PPC inovador e documentário no IFMS

Criado: Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 11h58 | Publicado: Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 11h58 | Última atualização em Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 11h58 | Acessos: 611
imagem sem descrição.

Entre os dias 24 e 30 de novembro de 2023, um grupo de 16 estudantes do Ensino Médio Integrado em Eventos do IFB, Campus Brasília, viajou para o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), acompanhadas pelas professoras Alice Watson e Lidianne Dias Silva dos Santos. O objetivo da viagem foi apresentar o Plano de Curso Inovador do EMI em Eventos e um documentário produzido pelas estudantes sobre a cultura indígena.

O documentário, intitulado “Viagem Ancestral”, foi resultado do primeiro semestre do Projeto Integrador do curso, que envolveu uma visita à aldeia multiétnica na Chapada dos Veadeiros. O filme foi lançado no IFMS, campus Aquidauana. A cidade possui uma forte presença de estudantes indígenas, incluindo um alojamento específico para eles na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde o grupo do IFB se hospedou.

A professora Alice Watson, coordenadora do EMI em Eventos, destacou a importância da troca de experiências entre os dois Institutos Federais: “Nossa viagem teve como objetivo mostrar a inovação do IFB, mas também aprender com as inovações do IFMS. Ficamos impressionadas com o trabalho que eles desenvolvem em esportes de aventura, educação física e robótica. Eles criam softwares que solucionam problemas reais da comunidade local. Nossas estudantes puderam perceber como o Instituto federal contribui para a transformação social e o desenvolvimento regional da cidade.”

Além de exibir o documentário, as estudantes do IFB também apresentaram o Plano de Curso do EMI em Eventos, que tem como diferencial a metodologia e a pedagogia baseadas em projetos integradores, competências e habilidades. A professora Lidianne Dias Silva dos Santos, que acompanhou o grupo, ressaltou o desempenho das estudantes: “A viagem possibilitou que as estudantes aplicassem na prática os conhecimentos interdisciplinares adquiridos ao longo do semestre no curso. Foi uma forma de demonstrar o que aprenderam como ações concretas e de forma interdisciplinar”, afirmou.

A viagem também despertou nas estudantes do IFB o interesse em conhecer outros campi e estados da rede federal de educação profissional e tecnológica. A professora Lidianne relatou que as estudantes se sentiram parte de uma rede: “A viagem fortaleceu o sentimento de pertencimento das estudantes à rede federal de educação profissional e tecnológica. Elas se identificaram com os outros alunos do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul e reconheceram que fazem parte de uma mesma instituição.”

A experiência foi tão positiva que as professoras Alice e Lidianne já planejam novas parcerias com o IFMS e outros institutos, para ampliar o projeto e possibilitar novas vivências para as estudantes do EMI em Eventos. “A viagem resultou em várias propostas de parceria. Eles querem vir aqui para ampliar o projeto e nós também queremos visitar outros campi e estados, pois nos sentimos muito bem acolhidas”, concluiu a professora Alice.

O EMI em Eventos é um curso pioneiro no Brasil, que oferece uma formação técnica em eventos aliada ao ensino médio, com uma proposta pedagógica inovadora e integrada baseada em ciclos de aprendizagem. O curso tem duração de três anos e é ofertado pelo IFB, Campus Brasília. Para saber mais sobre o curso, acesse a página de cursos ofertados pelo campus Brasília no site do IFB.