Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > IFB Campus Brasília divulga Projetos de Pesquisa aprovados em editais FAP-DF 2023
Início do conteúdo da página

IFB Campus Brasília divulga Projetos de Pesquisa aprovados em editais FAP-DF 2023

Criado: Quarta, 14 de Fevereiro de 2024, 16h09 | Publicado: Quarta, 14 de Fevereiro de 2024, 16h09 | Última atualização em Quarta, 14 de Fevereiro de 2024, 16h15 | Acessos: 558

O IFB Campus Brasília divulga os Projetos de Pesquisa que foram aprovados em editais FAP-DF 2023 submetidos por docentes do campus.

Os Projetos

Projeto: “Manejo do vinhedo e maturação fenólica e tecnológica das bagas no Terroir do DF” (aprovado na chamada 02/2023 Agro Learning – vinculada ao Edital 10/2023 – Programa FAPDF Learning)

Coordenador: Prof. Dr. Rafael Lavrador Sant Anna

O projeto tem como foco avançar na contribuição de pesquisas voltadas à vitivinicultura no Distrito Federal, visto que a produção de vinho no DF vem ganhando cada vez mais espaço e premiações. Com um financiamento de R$ 1.050.000,00 (um milhão e cinquenta mil reais) e duração de dois anos, o projeto tem um caráter interinstitucional, visto que conta com pesquisadores do IFB e também do IFRS (Campus Bento Gonçalves), referência em viticultura no Brasil, além do apoio da Vinícola Brasília e seus associados.

O professor Rafael Lavrador justifica a importância do projeto, visto que “o Distrito Federal apresenta mais de dez vinhedos que foram implantados nos últimos cinco anos, mostrando a força e a potencialidade da vitivinicultura como uma alternativa para o desenvolvimento regional e agronegócio do DF”.

Como forma de contribuir com o agronegócio do Distrito Federal, este projeto propõe identificar potenciais para o desenvolvimento do terroir vitivinícola do Distrito Federal, considerando ativos territoriais, identidade e fatores de sustentabilidade, além de propor alternativas de manejo do vinhedo e maturação fenólica e tecnológica das bagas no Terroir do DF.

Dessa forma, o projeto propõe entregar alguns produtos, tais como:

  • mapas temáticos da região do Distrito Federal;
  • diagnóstico da vitivinicultura da região do Distrito Federal até o momento;
  • cartilha de boas práticas para vitivinicultoras da região (com vídeos);
  • levantamento de áreas e variedades da região;
  • curso MOOC (Massive Open Online Course)/FIC (Formação Inicial e Continuada) na área de manejo da videira;
  • curso Vinhos do Brasil
  • ciclo de palestras no Distrito Federal sobre a identidade, inovação, terroir e sustentabilidade;
  • página contendo os principais resultados do projeto e informações relevantes para auxiliar os produtores de uva da região do Distrito Federal.

Por fim, o professor Rafael destaca que o projeto deixará importantes legados para o IFB e, em especial, o IFB Campus Brasília: “o Campus Brasília assume seu protagonismo como vetor para o desenvolvimento regional do DF por meio da pesquisa, além de fortalecer parcerias com a comunidade externa, neste caso representada pela Vinícola Brasília. Além disso, as ofertas de cursos possibilitarão capacitação para profissionais que querem atuar na área de viticultura e enoturismo”.

Projeto: "Estudo de sinais motores da doença de Parkinson por meio de sensores capacitivos sem contato" (aprovado no edital de Demanda Espontânea 09/2023 da FAP-DF em 2023)

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Henrique Monteiro Oliveira (IFB Campus Brasília)

Trata-se de um projeto de pesquisa aplicada, a ser desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GPCA), com os seguintes objetivos: (i) desenvolvimento e avaliação de uma tecnologia para registro de sinais motores das atividades da mão e do punho, baseada em sensores capacitivos sem contato; (ii) desenvolvimento de um software capaz de classificar a severidade de sinais motores da doença de Parkinson (DP); (iii) avaliação comparativa entre diversas ferramentas para o processamento de sinais, com o intuito de se caracterizar a DP.

A seguir, são destacados alguns dos benefícios do sucesso na execução deste projeto para o campus Brasília, os cursos e a comunidade durante o período previsto de 2 anos.

Benefícios 

  • Equipar laboratórios da instituição com equipamentos e softwares.
  • Avançar na criação de linhas de pesquisa para fortalecimento da proposta de um Programa de pós-graduação no IFB Campus Brasília.
  • Capacitação com bolsa de, pelo menos, 3 estudantes dos cursos de ensino médio, técnico e superior nas áreas de eletrônica e informática.
  • Fortalecer parcerias entre pesquisadores de diferentes áreas e instituições (Universidade Federal de Uberlândia, Universidade de Brasília e IFB Campus Ceilândia).
  • Iniciar a parceria com a Associação de Parkinson de Brasília (APB) para contato e apoio direto à comunidade externa (pessoas acometidas pela doença de Parkinson, cuidadores e familiares).

----------------------

ProjetoAplicação da Inteligência Artificial para Desvelar e Fomentar o Ecossistema de GovTech do Distrito Federal  (Aprovado na chamada 03/2023 Gov Learning, vinculada ao edital 10/2023 – programa FAPDF Learning)

Coordenadora: Profª Dra. Nathália de Melo Santos

A rápida evolução da Transformação Digital tem mudado a forma como os governos operam, inovam e interagem com os cidadãos. Ondas de tecnologia, como a Internet das Coisas, Big Data, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial (IA) estão remodelando de maneira profunda as vidas das pessoas, assim como os governos se relacionam com a sociedade. Nesse contexto, insere-se o ecossistema de GovTech, o qual se refere ao conjunto de tecnologias, partes interessadas e instituições governamentais que colaboram para promover o desenvolvimento de soluções públicas inovadoras.

Considerando o cenário do Governo do Distrito Federal (GDF), a problemática da presente pesquisa recai sobre a seguinte questão: como explicar e fomentar o ecossistema de GovTech no GDF? Em decorrência da pergunta, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar e propor estratégias inovadoras para fomentar o ecossistema de GovTech no GDF, explorando as melhores práticas e oportunidades presentes nesse ambiente.

A partir do objetivo geral, é possível listar os seguintes objetivos específicos: (a) Investigar características e aspectos específicos dos ecossistemas de inovação e de GovTech; (b) Propor modelo conceitual de análise dos ecossistemas de GovTech; (c) Identificar e analisar as melhores práticas de adoção e implementação de soluções inovadoras de GovTech no setor público; (d) Analisar as relações entre as melhores práticas de adoção e implementação de soluções inovadoras de GovTech no setor público; (e) Desenvolver ferramentas que impulsionem o ecossistema de GovTech do DF; (f) Propor um protótipo conceitual de plataforma digital que reúna as estratégias e ferramentas inovadoras desenvolvidas ao longo do projeto, e possibilite a integração entre atores interessados. O projeto possui duração de até 2 anos. 

Como benefícios para o campus, os cursos e a comunidade, podem ser citados:

  • Aprimorar a visibilidade da instituição ao se destacar na área de públicas, em especial na subárea de tecnologias em governo, fortalecendo sua reputação acadêmica.
  • Possibilidade de parceria com órgãos governamentais locais pode abrir portas para colaborações futuras.
  • O projeto terá, entre seus resultados, a produção de artigos científicos que, por sua vez, poderá impactar no total de publicações da instituição.
  • Aquisição de equipamentos (notebooks, projetor, entre outros).

------------------------

ProjetoImplementação de infraestrutura digital para formação de profissionais de excelência no setor público alicerçada na proposta de uma Aprendizagem Meta-Interativa (AM-I) (aprovado na Chamada GovTech com financiamento de R$ 500.000,00 pela FAP/DF). 

Coordenadora: Profª Dra. Katia Guimarães Sousa Palomo 

Seu principal objetivo é implementar uma infraestrutura digital para a formação e aperfeiçoamento de servidores, estudantes e cidadãos interessados pela gestão pública, a partir do uso de um jogo educacional digital (serious game) denominado Gestão Virtual, a ser utilizado no Ambiente Educativo Inovador do LabINOVA. Os beneficiários desta pesquisa-ação terão a oportunidade de desenvolver competências digitais e obter conhecimentos teóricos e práticos de áreas específicas para atuação em cargos administrativos no setor público, potencializando sua satisfação no aprender e viabilizando a melhoria dos níveis de capacitação profissional e de resolução dos problemas e desafios da sociedade. 

Iniciado em março de 2023, o projeto tem implementado melhorias na infraestrutura tecnológica do LabINOVA, com a aquisição de computadores de última geração para jogos e   óculos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, atualização tecnológica de equipamentos e aquisição de livros sobre tais temas no contexto educacional.


As pesquisas, programações e produções iniciadas têm contado com a participação de estudantes voluntários do curso de Gestão Pública do IFB - Campus Brasília, para a construção dos roteiros e narrativas digitais do serious game Gestão Virtual. Com a ampliação dos conteúdos a serem jogados, os estudantes da área de Gestão Pública, servidores públicos da área administrativa e demais interessados poderão ter a oportunidade de simular a realidade de um gestor público quanto a temáticas como patrimônio e materiais e licitações, aprendendo na prática simulada o que foi ministrado em sala de aula de modo a tornar-se um profissional mais qualificado.

Fim do conteúdo da página