Página inicial > Brasília > Desafio de Eventos do IFB: Prática e Integração na Semana de Acolhimento

Desafio de Eventos do IFB: Prática e Integração na Semana de Acolhimento

Criado: Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 14h15 | Publicado: Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 14h15 | Última atualização em Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 14h17 | Acessos: 353

Na quinta-feira, dia 22 de fevereiro de 2024, o Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília foi palco de uma mostra de eventos, marcando um dos pontos altos da semana de acolhimento das estudantes do curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio. Essa iniciativa, já consagrada na tradição do curso, desafiou as turmas no processo de concepção e execução de um evento em apenas dois dias, logo após receberem a demanda da área técnica.

A coordenadora do curso, Alice Watson, compartilhou detalhes sobre a dinâmica dessa atividade, destacando a sua importância tanto para a integração das estudantes quanto para a imersão prática nas exigências e na dinâmica do setor de eventos. "A ideia é que, desde o início, as estudantes se deparem com o que é essencial na organização de eventos: planejamento, logística, reserva de material e espaço. Assim, as novas estudantes começam a se ambientar, enquanto as veteranas compartilham conhecimentos adquiridos, criando um ambiente de aprendizado colaborativo", relata Alice.

Neste ano, a proposta foi que os grupos, com componentes de todos os anos do curso, escolhessem e apresentassem algum tipo de festival, abrangendo categorias como cinema, dança, religioso, gastronômico, cultural, regional e literário. Com apenas dois dias para organizar tudo, o desafio culminou na apresentação dos eventos, uma demonstração prática das habilidades desenvolvidas e a serem aprimoradas ao longo do curso.

Esse desafio não apenas simula as exigências do mercado de trabalho, enfatizando a criatividade e a capacidade de adaptação, mas também sublinha a importância do trabalho em conjunto. Sem premiações, o foco estava na dinâmica de integração e na experiência prática, permitindo aos estudantes uma visão clara de como funciona a organização de eventos no mundo real.

Alice ressaltou o valor dessa proposta dentro do curso técnico integrado: "A semana de acolhimento, através desta atividade, prova ser mais do que mero período de ambientação, pois promove a agregação e a transmissão de saberes entre estudantes. Cada estudante sai daqui sabendo que é capaz de atuar na área desde a primeira semana", explicou. Através da orientação e do compartilhamento de experiências, a ação também fortaleceu a comunidade estudantil, encorajando a inovação, a criatividade e a colaboração entre os futuros profissionais de eventos.