Página inicial > Brasília > Celebração do Dia Internacional da Mulher no IFB Campus Brasília: Um Compromisso com a Igualdade

Criado: Sexta, 08 de Março de 2024, 13h30 | Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 13h30 | Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 13h30 | Acessos: 214

No dia 06 de março, o Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Brasília homenageou o Dia Internacional da Mulher com um evento significativo. A mesa-redonda, realizada às 19h, contou com a presença ilustre da Deputada Distrital Doutora Jane Klebia, do Psicólogo Paulo Roberto Ferreira de Macedo, responsável pelo Centro Judiciário da Mulher — Polo Sul/TJDFT, e da Assistente Social Márcia Maria Borba Lins, do Núcleo Judiciário da Mulher-NJM do TJDFT.

A iniciativa, uma colaboração entre a Coordenação-Geral de Assistência Estudantil (CGAE), o Núcleo de Gênero e Diversidade do IFB Campus Brasília (Nuged) e o Grupo de Pesquisa Diversidade e Inclusão do IFB Campus Gama, que celebra seu décimo aniversário, reuniu estudantes para debater a violência contra a mulher — um tema de urgência nacional.

O evento destacou a relevância do 8 de março, não apenas como uma data comemorativa, mas como um dia de mobilização pela construção de uma sociedade mais equitativa, em que ser mulher não signifique estar em risco.

A abertura foi marcada por momentos culturais, com apresentações musicais de Samantha Pires, docente do campus, e do artista André 14 Voltas, criando um ambiente acolhedor e inspirador.

A participação de membros do Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT, parte do programa “Maria da Penha vai à escola”, e da Deputada Distrital Jane Klébia, destacou-se pelo compromisso com a prevenção e combate à violência de gênero. As falas enfatizaram a importância da educação na desconstrução de estereótipos de gênero e crenças patriarcais, fundamentais para a transformação social.

Paula Dutra, coordenadora do Nuged, enfatizou a importância da educação na luta contra a violência de gênero: “Apesar do tema sensível, que em muitos momentos emocionou a plateia, foi reforçado na fala dos palestrantes que o combate à violência contra as mulheres passa pela prevenção e a escola é um espaço fundamental de desconstrução de papéis de gênero e de crenças patriarcais que estruturam a violência. Violência esta que afeta mulheres de todas as idades, raças, formação, classe social e escolaridade", afirmou.

Esse evento e outros realizados durante a semana, em diversos campi do IFB, reforçam a necessidade de promover a igualdade e o respeito mútuo entre todos os gêneros, começando pela conscientização e transformação dentro do ambiente educacional.

Veja fotos do evento no Flickr do IFB Campus Brasília: https://flic.kr/s/aHBqjBgLRL