Página inicial > Brasília > Fórum de Ensino do IFB Campus Brasília debate Transtornos do Espectro Autista

Fórum de Ensino do IFB Campus Brasília debate Transtornos do Espectro Autista

Criado: Terça, 12 de Março de 2024, 17h39 | Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 17h39 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 17h39 | Acessos: 271

O IFB Campus Brasília realizou no dia 5 de março o Fórum de Ensino. Organizado pela Direção de Ensino do campus, o encontro contou com a participação das servidoras Eleonora Fernandes e Cássia de Sousa Carvalho, representantes do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas), e teve como foco a formação sobre Transtornos do Espectro Autista (TEA).

A necessidade de abordar o tema da inclusão e do autismo no campus surge em resposta à alta procura de famílias pela instituição, reconhecida por seu trabalho acolhedor e representativo. Este interesse reflete a confiança na capacidade do IFB de oferecer um ambiente educacional inclusivo e de qualidade. No entanto, há um reconhecimento da necessidade de qualificação constante para atender às expectativas e necessidades desses estudantes e suas famílias.

Durante a tarde, os participantes debateram a importância da inclusão e os desafios que permeiam esse processo. “Para avançar na oferta inclusiva de qualidade, é necessário mais do que desconstruir o currículo disciplinar e modificar instrumentos avaliativos. A inclusão demanda um trabalho conjunto e colaborativo”, destacou Eleonora.

A discussão também girou em torno da existência de uma minuta do IFB que propõe uma terminalidade específica para estudantes no espectro autista e para pessoas com deficiência (PCDs). Cássia expressou otimismo em relação a essa possibilidade: “É fundamental avaliarmos como implementar as terminalidades nos cursos do campus, pois isso não só protege os estudantes, mas também facilita sua inserção no mercado de trabalho”.

O evento prosseguiu com a apresentação das características de indivíduos no espectro autista e reflexões sobre a inclusão de estudantes neuroatípicos. Professores e servidores técnicos compartilharam experiências e discutiram situações vivenciadas em sala de aula. Foi introduzido também um modelo de Plano Educacional Individualizado (PEI) compartilhado, adaptável aos cursos de Ensino Médio do campus.

Marcelo Rodrigues dos Santos, Diretor de Ensino do IFB Campus Brasília, ressaltou a importância do fórum: “Este encontro é um passo importante na construção de valores e na troca de conhecimentos. O fórum de ensino será iniciativa contínua, promovendo discussões relevantes para nossa comunidade acadêmica”.

A perspectiva é que o evento tenha continuidade com a intenção de se consolidar como um espaço para o desenvolvimento de soluções para os desafios do cotidiano acadêmico da instituição.