Página inicial > Brasília > Palestra para Proeja em Marketing e Técnico em Administração integra Formação Técnica e Habilidades Sociais

Criado: Quinta, 21 de Março de 2024, 16h36 | Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 16h36 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 16h36 | Acessos: 177

Em 18 de março, aconteceu no IFB campus Brasília a palestra "A importância das habilidades das soft skills no mercado de trabalho", destinada às turmas do primeiro semestre do Proeja em Marketing e do Técnico Subsequente em Administração (Noturno).

Ministrada pela professora Werusca Marques, a palestra abordou a crescente necessidade de habilidades comportamentais no mercado de trabalho. As soft skills, que envolvem empatia, eficácia na comunicação, habilidade para dar e receber feedback, e gerenciamento de emoções, são cada vez mais vistas como complementares às competências técnicas, fundamentais para a eficiência e harmonia no ambiente de trabalho.

Organizada pelas professoras Flávia Furtado e Mariana Carolina, a palestra destacou como a educação técnica no IFB é enriquecida pelo desenvolvimento dessas habilidades interpessoais. Eles enfatizaram a integração dessas competências ao currículo dos cursos, visando preparar os estudantes não apenas com o conhecimento técnico necessário para suas futuras profissões, mas também com habilidades sociais essenciais para a sua atuação profissional e pessoal.

A realização de atividades que reúnem diferentes cursos, como esta palestra, é fundamental para a construção de uma comunidade de aprendizagem colaborativa e interdisciplinar. Isso não só promove a troca de experiências e conhecimentos entre os estudantes de diferentes áreas, mas também prepara os estudantes para um mercado de trabalho que valoriza a diversidade de competências e a capacidade de trabalhar em equipe.

Ao iniciar sua jornada com um evento focado no desenvolvimento de soft skills, os estudantes do Proeja e do Técnico Subsequente em Administração estão sendo orientados não apenas para enfrentar os desafios técnicos de suas áreas, mas também para navegar com sucesso nas complexidades das relações humanas no ambiente profissional. Este evento marca o início de uma trajetória educacional que visa ser integral, preparando os alunos para serem profissionais completos, capazes e conscientes de seu papel na sociedade.