Página inicial > Brasília > Professora do IFB Campus Brasília participa de diálogo internacional sobre Turismo Inclusivo

Criado: Sexta, 22 de Março de 2024, 08h41 | Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 08h41 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 10h30 | Acessos: 219

A professora Letícia Lima, do IFB Campus Brasília, concedeu recentemente uma entrevista ao canal "Azores Tourism Connections", coordenado pela professora Daniela Fantoni, da Universidade de Açores. A entrevista aborda questões fundamentais sobre turismo inclusivo, destacando desafios, limitações e perspectivas futuras para tornar o turismo acessível a pessoas com deficiência.

Letícia Lima, que também é professora colaboradora do Mestrado Profissional de Turismo do Instituto Federal de Sergipe, compartilhou sua percepção sobre as dificuldades práticas no planejamento de viagens acessíveis, apontando para a falta de infraestrutura adequada e a carência de informação como barreiras significativas. Ela ilustrou como muitos destinos turísticos, apesar de possuírem potencial para acessibilidade, falham no planejamento prévio, deixando de atender às necessidades específicas de todos os turistas. A professora também discutiu a importância do treinamento e da sensibilização para combater a discriminação, citando exemplos de práticas inclusivas em eventos de grande porte, como as Olimpíadas Especiais de Verão que acontecerão em 2031 e que já divulgaram diretrizes baseadas em pesquisas com pessoas com deficiência.

A questão da acessibilidade atitudinal emergiu como um ponto crítico na entrevista. Letícia destacou a persistência da discriminação, mesmo em face de legislações como o Tratado de Amsterdã na União Europeia e a Lei de Inclusão no Brasil. A variação na disponibilidade de instalações acessíveis em diferentes países e a necessidade de considerar as especificidades de cada tipo de deficiência foram discutidas, com exemplos de países que avançaram significativamente nessa área, como Espanha e Reino Unido, mostrando o caminho para práticas mais inclusivas.

A colaboração internacional entre o IFB e a Universidade de Açores simboliza um passo importante na discussão e na promoção de um turismo verdadeiramente inclusivo. Com sua pesquisa e atuação, a professora Letícia Lima contribui para um debate mais amplo sobre como tornar o turismo acessível a todos, reiterando a necessidade de inclusão que transcende o acesso físico e abraça plenamente a diversidade humana. O IFB Campus Brasília, com seus cursos na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer, reforça também o seu engajamento na formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios de acessibilidade na capital federal e em outras regiões.