Página inicial > Brasília > Sábado letivo do IFB Campus Brasília abordou uso da imagem como fonte de pesquisa

Criado: Terça, 26 de Março de 2024, 16h43 | Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 16h43 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 18h25 | Acessos: 266

No sábado, dia 23 de março de 2024, os estudantes do Ensino Médio Integrado em Informática do IFB, campus Brasília, participaram de uma atividade especial durante o sábado letivo. O encontro teve como foco a ampliação dos conhecimentos sobre processos de pesquisa e a exploração de novas abordagens para os Projetos Integradores, com ênfase no "Uso da imagem como fonte de pesquisa e como texto".

A atividade contou com uma apresentação inicial dos professores Tarcísio Ribeiro, Sylvana Santos, Eduardo Pereira e Cristiane Terraza. Eles compartilharam suas perspectivas e conhecimentos abrangentes sobre o papel da imagem, não apenas como um recurso visual, mas como um poderoso texto que narra histórias, molda percepções e impulsiona a pesquisa e a extensão. Desde a leitura de imagens como recortes de narrativas históricas até o seu emprego em eventos significativos como o ConectaIF, nossos estudantes foram imersos em um universo onde a imagem transcende sua forma para se tornar mensagem e conhecimento.

Incentivados por esta discussão, os estudantes foram desafiados a criar imagens que refletissem temas relevantes como bem-estar no campus, cuidado com o patrimônio, tratamento de resíduos e cultura da paz, compartilhando suas obras com os colegas. Esta atividade propôs uma reflexão sobre a comunicação e o significado das imagens em contextos variados, promovendo um diálogo produtivo entre os participantes.

Esta ação reforça o compromisso do campus Brasília em criar espaços pedagógicos significativos e enriquecedores, permitindo o uso dos sábados letivos como caminhos para a colaboração, a pesquisa e a integração da comunidade acadêmica.