Página inicial > Brasília > Café Literário no Ensino Médio em Informática: Uma Jornada Além das Páginas

Café Literário no Ensino Médio em Informática: Uma Jornada Além das Páginas

Criado: Quarta, 27 de Março de 2024, 13h53 | Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 13h53 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 13h53 | Acessos: 277

No coração do IFB campus Brasília, um projeto vem despertando o amor pela literatura clássica entre os estudantes do Ensino Médio em Informática. Sob a orientação da professora Samantha Pires, o “Café Literário” é uma iniciativa que oferece aos estudantes a oportunidade de mergulhar nos clássicos literários, como “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley.

A proposta do projeto é simples, mas com resultados muito significativos. Os estudantes recebem exemplares do livro e, ao longo de várias sessões, discutem capítulos selecionados em um ambiente descontraído e estimulante. Como a professora Samantha destaca, “não vale nota, não tem nada a ver com nota, é por puro deleite, prazer, em nome da literatura”. A cada encontro os estudantes são convidados a ler e depois se reunir para discutir os capítulos, compartilhando suas perspectivas e reflexões.

Neste semestre o projeto está acontecendo com turmas do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Informática. No “Café Literário” os estudantes são incentivados a formar conexões, não apenas com o texto, mas também com seus colegas e com o mundo ao seu redor. As discussões geradas vão além da literatura, tocando em aspectos da vida e condição humana.

A professora Samantha Pires relata que o projeto é um caminho de aprendizados também para ela: “é muito gostoso, muito legal ver os alunos se envolvendo e apreciando a experiência, muitos pela primeira vez", afirmou. O projeto tem um caráter focado no desenvolvimento intelectual e pessoal dos estudantes, e os resultados ficam evidentes nas discussões ricas e nas reflexões significativas que emergem das falas dos jovens leitores.

O “Café Literário” mostra que é possível envolver os estudantes indo além da sala de aula e das notas. "É uma celebração do conhecimento, um encontro de mentes curiosas, e um lembrete de que a literatura é, acima de tudo, uma jornada humana compartilhada", disse Samantha. No IFB campus Brasília, essa jornada está apenas começando.